Tutorial em inglês ensina a criar um sistema operacional para o Raspberry Pi

Tutorial em inglês ensina a criar um sistema operacional para o Raspberry Pi

Alex Chadwick publicou no site da Universidade de Cambridge um grande tutorial de como criar um sistema operacional para o Raspberry Pi. O curso “Baking Pi” trata de diversos temas envolvendo a programação para o aparelho, abordando de forma prática os passos necessários para comandar o Raspberry Pi sem um sistema prévio nele.

O material é voltado a estudantes de computação em geral e desenvolvedores curiosos. Por ser online e gratuito, não há requerimentos especiais para participar: basta colocar a mão na massa. O material está em inglês, mas dado o público-alvo, provavelmente isso não será um problema.

As únicas exigências são possuir um Raspberry Pi com um cartão SD, e um segundo sistema rodando Windows, Linux ou OS X, com a possibilidade de gravar dados no cartão a partir deles. Todo o software necessário é fornecido para download (essencialmente o conhecido compilador do GNU com target para ARMv6).

Entre outras coisas o curso ensina a programar as bases do sistema para o Raspberry Pi, passando por fases de desenhos na tela, funções em assembly, desenhos de linhas e texto e até mesmo a criação de uma interface de linha de comando.

É uma boa forma de explorar o seu Raspberry Pi a partir de um outro nível, já que o público-alvo desse dispositivo já conta com grandes entusiastas de hardware e software. O material é licenciado pela Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.

Acesse em:

http://www.cl.cam.ac.uk/freshers/raspberrypi/tutorials/os/

A Universidade de Cambridge gostou tanto do pequeno computador que todos os alunos dos cursos de ciências da computação iniciados neste ano receberam um Raspberry Pi durante o curso.

Aproveitando, uma outra dica: muita gente gostaria de estudar algo da área de computação em universidades, mas infelizmente não tem como. Algumas universidades disponibilizam vídeos de cursos completos na internet. Um bom exemplo é o MIT, com o Open CourseWare. Na página http://ocw.mit.edu qualquer um pode acompanhar diversos cursos reais fornecidos pela universidade, online, de graça. Além dos vídeos há uma grande quantidade de material de apoio. Boa parte dos vídeos estão no YouTube, caso prefira ver online em vez de fazer o download.

O site brasileiro Veduca lançou há algum tempo um esforço coletivo para legendar estes e outros vídeos similares, oferecidos por diversas faculdades. Não é algo que lhe garantirá diploma ou reconhecimento imediato, mas informação na rede não falta para quem quer.

Sobre o Autor

Avatar de Marcos Elias Picão
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X