AudioCraft: Crie músicas mesmo sem saber tocar nenhum instrumento com a nova IA da Meta

AudioCraft: Crie músicas mesmo sem saber tocar nenhum instrumento com a nova IA da Meta

Nesta semana a Meta anunciou mais uma inteligência artificial generativa. Trata-se do AudioCraft, que permite que qualquer pessoa use a IA para criar músicas a partir de prompts de texto.

Esta nova suíte de ferramentas de inteligência artificial promete transformar a maneira como músicas e efeitos sonoros são criados, permitindo até mesmo àqueles sem habilidades musicais tradicionais produzir composições de alta qualidade. Nos próximos parágrafos dou mais detalhes sobre esta novidade.

Leia também
Meta deve lançar chatbot com múltiplas personalidades para WhatsApp e Instagram
Meta anuncia Llama 2, novo modelo de inteligência artificial para bater de frente com o ChatGPT

Principais características do AudioCraft

meta music

O AudioCraft é composto por três ferramentas principais: MusicGen, AudioGen e EnCodec. O MusicGen, treinado com mais de 20 mil horas de músicas licenciadas pela Meta, é capaz de gerar músicas a partir de comandos de texto do usuário, como “música relaxante” ou “música assustadora”. No total, o treino envolveu mais de 400 mil gravações que são associadas a descrições em texto e metadados.

O AudioGen, por sua vez, foi treinado com bibliotecas de áudio públicas. Ele foca na geração de efeitos sonoros. Já o EnCodec, uma ferramenta já existente no portfólio da Meta, foi otimizado para funcionar em conjunto com o MusicGen e o AudioGen. Ele atua como um decodificador de áudio que garante a geração de música de alta qualidade com redução de distorções.

Uma das características mais impressionantes do AudioCraft é sua capacidade de transformar simples comandos de texto em composições musicais completas. Por exemplo, um comando como “música pop dançante com melodias cativantes, percussões tropicais e ritmos otimistas, perfeita para a praia” pode ser traduzido em uma faixa musical completa, refletindo as especificações fornecidas.

AudioCraft é de código aberto e pode ser aprimorado por qualquer pessoa

362278500 245853288291883 2304974600919081225 n

Além de sua capacidade de geração musical, o AudioCraft também promete ser uma ferramenta valiosa para criadores de conteúdo e desenvolvedores de jogos. Com a crescente demanda por conteúdo de áudio de alta qualidade em diversas plataformas, ter uma ferramenta que pode produzir rapidamente músicas e efeitos sonoros personalizados pode ser um divisor de águas para muitos profissionais.

Além disso, vale ressaltar que o AudioCraft é de código aberto. Isso permite que pesquisadores e entusiastas de todo o mundo contribuam para o desenvolvimento e aprimoramento da ferramenta. Ao fornecer um modelo de código aberto, a Meta espera diversificar ainda mais o tipo de música que o MusicGen pode produzir, já que atualmente é treinado predominantemente com música ocidental.

Se você já quer começar a brincar com a ferramenta, basta acessar o site audiocraft.metademolab.com. Ao acessar o link você já se depara com vários exemplos de músicas criadas pelo AudioCraft e seus respectivos prompts de comando. Clicando em “Get Started” você é direcionado para a página do GitHub onde é possível baixar todos os arquivos para instalar em seu computador. Eu sei, não é tão intuitivo quanto acessar um ChatGPT da vida, mas é o que temos para hoje.

Audiocraft

Meta tem outras IAs generativas

A Meta está investindo pesado no segmento de inteligência artificial. Além do AudioCraft, que detalhamos nesta matéria, a empresa também anunciou recentemente o Llama. Este novo modelo de LLM também é de código aberto e promete ser uma ferramenta poderosa, capaz de competir com outras IAs de ponta, como o ChatGPT.

Mas, diferentemente do ChatGPT, que está disponível para qualquer pessoa, a LLM (large Language Model) Llama está disponível principalmente para pesquisadores, universidades e empresas que queiram explorar o potencial da IA generativa.

Mas, o que torna a inteligência artificial generativa tão especial? Em termos simples, enquanto a maioria das IAs são treinadas para reconhecer padrões e responder com base em dados pré-existentes, as IAs generativas vão além. Elas são capazes de criar conteúdo novo, seja ele uma música, uma imagem ou um texto, baseando-se em tudo o que aprenderam. É como se, após ler milhares de livros, uma IA pudesse escrever sua própria história original.

Fonte: Meta AI

Sobre o Autor

Avatar de Felipe Alencar
Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X