Audiência da Twitch em queda após protestos de streamers

Ontem (1), os streamers da Twitch tiraram “um dia de folga” para protestar contra os ataques de ódio que infestaram a plataforma nos últimos dias, afetando diretamente a audiência.

O movimento usa a hashtag #ADayOffTwitch, ao pé da letra “um dia fora da Twitch”. Mas a expressão é um trocadilho com o termo “folga”, endossado por vários streamers que deixaram de realizar transmissões por um dia.  Os streamers brasileiros traduziram o movimento como Apagão da Twitch.

A Day off Twitch nasceu de outro movimento, o #TwitchDoBetter (Faça Melhor, Twitch), outra hashtag criada para chamar atenção aos ataques de ódio que os streamers sofreram.

Esses ataques chamados raids ocorriam através de bots que faziam comentários racistas, machistas e homofóbicos em chats de streamers de grupos minoritários. Embora os ataques de ódio não seja novidade na internet, devido ao uso de bots, os chats eram infestados com centenas de mensagens abusivas.

A Twitch respondeu que tomaria medidas para conter os abusos, mas, enquanto isso não ocorre, os streamers continuaram a sofrer ataques. Desse modo, surgiu o movimento A Day off Twitch.

A ação foi idealizada pelos streamers ShineyPen, Lucia Everblack e RekitRaven, streamers pouco populares na plataforma. No entanto, o protesto surtiu efeitos significativos no tráfego da Twitch.

Twitch tem menor audiência dos últimos dias

De acordo com uma compilação da empresa de análise de dados relacionados à comunidade gamer, a Gamesight, a audiência da Twitch caiu consideravelmente.

Twitch audiência
Créditos: Gamesight.io

O gráfico acima mede o número de canais ativos (ao vivo) e as horas assistidas dos últimos nove dias seguindo o fuso horário americano.

Ontem houve a menor audiência entre as datas analisadas, com um milhão a menos de horas assistidas e 14 mil canais a menos fazendo lives em comparação há uma semana.

Outro fator que contribuiu para a queda na audiência da Twitch foi a saída de dois populares streamers da plataforma: DrLupo e TimTheTatman, que assinaram contratos exclusivos com o YouTube Gaming. 

Contudo, a firma de análise de dados, a Creator Hype, focada em streaming, afirma que o movimento A Day Off Twitch poderá se tornar algo maior. A ação atraiu grande atenção da mídia americana e a migração para o YouTube Gaming ameaça o monopólio da Twitch.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!