A AMD revelou, na última segunda-feira (18), a introdução de sua série de CPUs EPYC 8004, apelidada de “Sienna”. Essa nova família de processadores é projetada especificamente para computação de borda, também referida como edge computing, e apresenta variações em comparação com a série EPYC 9004 “Genoa”, que foi recentemente lançada e é direcionada para servidores em data centers.
Leia também
AMD anuncia FSR3; tecnologia também estará disponível para os consoles
AMD anuncia Radeon RX 7800 XT e RX 7700 XT
Arquitetura Zen 4c foca em eficiência energética
Os chips dessa nova série contam com até 64 núcleos, todos trabalhando com base na microarquitetura Zen 4c. Trata-se de uma versão ajustada para eficiência energética e economia de energia. Só a título de comparação, a microarquitetura Zen 4 é projetada para alto desempenho e aplicações que demandam uso intensivo de memória.
Mas voltando para a nova linha de processadores AMD EPYC 8004, o modelo mais sofisticado dessa geração é o EPYC 8534P, que possui 64 núcleos e 128 threads.
Um aspecto notável da série “Sienna” da 4ª geração EPYC é a sua compatibilidade com o soquete SP6, projetado para CPUs otimizadas para menor consumo de energia em relação aos modelos focados em alto desempenho. É provável que essa base também seja adotada na série Ryzen Threadripper PRO “Storm Peak”.
A seguir, as características técnicas de cada CPU anunciada:
Demais características dos chips EPYC 8004 Sienna
Os modelos são categorizados pelos sufixos “P” (configurações de CPU única) e “PN” (configurações aprimoradas para redes de servidores) e têm um TDP (Thermal Design Power) padrão que varia de 80 W a 200 W.
As CPUs de configuração única da série “P” oferecem TDP ajustável, permitindo modificar o perfil de consumo de energia até 225 W, se necessário.
Especificações adicionais abrangem suporte para até seis canais de memória RAM DDR5-4800 com capacidade máxima total de 1,152 TB, conectividade com até 96 lanes de PCI Express de 5ª geração e até 48 lanes CXL 1.1+, suportando as mais recentes tecnologias do setor.
Fabricantes associados podem fazer pedidos do hardware a partir desta semana. Entre os primeiros sistemas que virão equipados com CPUs da linha EPYC 8004 “Sienna”, destacam-se o Dell PowerEdge C6615 e o Lenovo ThinkEdge Se455.
Fonte: Serve the Home
Deixe seu comentário