A agência de análise Jon Peddie Research (JPR) publicou recentemente os resultados de uma pesquisa sobre o mercado de games. Segundo especialistas, nos próximos anos, um grande número de jogadores vai migrar dos PCs para consoles e serviços de jogos por streaming,como o o Google Stadia. A previsão é que até 2020 cerca de 20 milhões de usuários façam essa transição.
Essa transição impactará de forma agressiva o mercado de hardware, por exemplo, já que muitos jogadores, ao invés de pensar no upgrade de algum componente para o computador, irão optar por comprar um console, que permanece com hardware inalterado e entregando um bom resultado por um bom tempo. Isso significa que os maiores candidatos a mudar de “time” são aqueles com PCs de entrada ou intermediário, que permanecem muito mais tempo com uma mesma configuração e que não possuem tanta grana para investir em muitos ciclos de atualizações.
De acordo com a JPR, o mercado de hardware para computadores está se desenvolvendo muito lentamente, e sem a falta de inovação, o número de jogadores de PC continuará diminuindo
Outro fator que tem atraído cada vez mais os jogadores são os títulos exclusivos, além de determinar como um console se sairá comercialmente contra os outros modelos também acaba sendo uma carta na manga contra o PC. Vale recordar que em 2016, em meio a lançamento do PS4 Pro, Andrew House, chefe da Sony Interactive Entertainment, declarou que o PC era o grande concorrente para essa versão do PS4 com hardware melhorado, já que em algum momento do ciclo de vida dos consoles os jogadores buscam a melhor experiência gráfica, e que por consequência acabam migrando para o PC.