Um novo rumor surgiu essa semana indicando que a Asus estaria pretendendo alavancar ainda mais as capacidades e o sucesso da sua linha de dispositivos voltados para o mundo gamer, e para isso ela poderia deixar de lado a divisão de smartphones “convencionais”, a Zenfone.
Essa informação foi passada através de um artigo do site Technews Taiwan, que teria acesso a declarações de uma pessoa familiarizada com o assunto de dentro da empresa. A empresa se pronunciou, negando tudo, mas ainda há aquela pulga atrás da orelha.
Leia também:
ASUS revela preço do ROG Ally no Brasil
ASUS ROG Phone 7 Ultimate é lançado no Brasil
Entendendo o rumor
As informações revelavam que a Asus estaria estudando passar por uma reestruturação organizacional para focar ainda mais os esforços em sua linha Repulic of Gamers, muito conhecida como ROG. Ela conta principalmente com smartphones voltados para o público gamer, notebooks, e agora ainda com o console portátil ROG Ally.
A publicação revelou que a Asus já tinha começado a comunicar os funcionários sobre as mudanças e também passado a realocar equipes que trabalham no Zenfone para outros departamentos, principalmente ligados a linha ROG.
A fonte, que se diz alguém familiarizado com o assunto, revelou ainda que houve cortes em algumas equipes, principalmente as de engenharia e de vendas, e que esses cortes continuarão até o mês que vem, abrangendo outros departamentos como o comercial.
Asus nega rumor em comunicado à imprensa
Depois que o rumor ganhou proporções mais amplas, a empresa finalmente se pronunciou, liberando uma nota para a imprensa que afirma que o novo Zenfone 10, lançado em junho desse ano, não seria o último da linha e que ela vai continuar trabalhando em ambas as famílias, tanto Zenfone quanto ROG.
Confira o comunicado na íntegra:
Gostaríamos de abordar o rumor de que o ASUS Zenfone 10 será a última geração da série e a linha de produtos ASUS Zenfone será encerrada. Isso não é verdade. Daremos continuidade às nossas duas principais linhas de smartphones, o ROG Phone e o Zenfone. A ASUS tem um forte compromisso com o nosso negócio de smartphones e consumidores. Por favor, consulte nossa coletiva de imprensa com resultados do 2º trimestre para mais informações. Fique atento às nossas linhas de produtos para 2024.
Embora agora a confirmação oficial é de que não haverá corte no Zenfone, muitas pessoas ainda estão com uma pulga atrás da orelha. Principalmente porque já sabemos que nem sempre os comunicados à imprensa são totalmente verdadeiros e a empresa pode estar querendo apenas ganhar mais tempo durante o seu planejamento.
Passado deixa dúvidas
Isso aconteceu com a LG, por exemplo. Inicialmente surgiram os rumores de que a empresa iria fechar sua divisão de smartphones e logo em seguida um porta-voz surgiu com um comunicado revelando que era uma mentira e não passava de especulações e rumores.
Três meses depois a LG realmente anunciou o fim da fabricação de smartphones.
Algo parecido também aconteceu com a OPPO, que durante sua disputa de patentes na Alemanha negou os rumores de que não deixaria de atuar no país. Dois meses depois isso aconteceu.
No caso da Asus, a empresa já tinha passado por mudanças para focar em produtos que eles acreditam ser mais viáveis ao invés de atirar para todos os lados. Em 2018 a empresa já tinha iniciado uma estratégia para diminuir a quantidade de categorias de aparelhos lançados, focando principalmente nos voltados para os gamers com a linha ROG e os tops de linha mas robustos, com a linha Zenfone.
O último aparelho da linha Zenfone lançado foi o Zenfone 10, que tem como destaque o seu tamanho compacto além de especificações interessantes. Ele chegou com o processador Snapdragon 8 Gen 2 poderoso da Qualcomm, em conjunto com até 16 GB de memória RAM e 512 GB de armazenamento interno.
Além disso, a tela AMOLED é de 5,9 polegadas e taxa de atualização de 144 Hz, mantendo as especificações de ponta. O aparelho vem também com certificação IP 68 e câmeras com sensores de 50 MP e 13 MP com estabilização de imagem.
Por enquanto a informação oficial é que ainda teremos mais lançamentos Zenfone para os próximos anos, então só nos resta aguardar e ver.
Fontes: Technews Taiwan e Asus
Deixe seu comentário