A partir de 1999, as CPUs, unidade central de processamento, vulgo processador, foram “alivadas”, já que neste ano surgiu a segunda geração de GPUs, unidade central de processamento gráfico, responsável por cuidar diretamente do processamento de objetos 2D e 3D. É essa unidade, representada por um chip, que está presente em todas as placas de vídeo que você tem contato.
Um dos projetos mais emblemáticos nesse aspecto surgiu neste ano, a GeForce 256, já que foi o primeiro projeto da NVIDIA sob a linha GeForce, e também ficou marcada como a introdução de uma forma completamente nova de entendimento sobre o que é uma GPU. A GeForce 256 foi apresentada pela NVIDIA no dia 31 de agosto de 1999. A GPU que acompanha esta placa é a NV10.
Diferentemente das GPUs atuais da NVIDIA, com processo de fabricação de 12nm, a NV10 é um chip com processo de fabricação de 220 nm! Enquanto com a RTX 2080 Ti, GeForce mais poderosa da atualidade, o poder computacional é 14.2 teraflops, a GeForce 256 era 50 gigaflops.
A GeForce 256 estava disponível em versões com 16 e 32 MB de memória e interface de 64-bits. A placa, lançada pelo preço sugerido de US$ 179, tinha também um pequeno fan que resfriava a GPU NV10 que operava a 120 MHz.
https://www.instagram.com/p/CBoEbZ-AmcR/
Essa primeira NVIDIA GeForce lendária foi recriada por uma artista britânica com peças de LEGO. A artista, conhecida no twiter pelo pseudônimo idspispopd, conseguiu recriar perfeitamente com os blocos de montar mais famosos do mundo. Essa não é a primeira vez que a britânica faz um projeto com LEGO sobre o mundo do hardware.
Ela já criou versões com blocos da palca de som Soundblaster Pro e de outra placa de vídeo lendária, a 3Dfx Voodoo, que inclusive está no site LEGO Ideas como um projeto que pode se tornar um produto comercial pela companhia, mais de 2300 votos já foram computados – para que a ideia se torne um novo produto LEGO no mercado é preciso no mínimo 10.000 votos.
Em declaração ao site PC Gamer, a artista disse que não se lembra por que começou a produzir a placa. “Parecia uma ideia divertida na época! Eu gosto de desenhar e criar coisas, e os jogos para PC sempre foram uma inspiração desde que joguei Sim City em 1990”. A artista também disse que as pessoas estão pedindo para que ela também faça uma placa-mãe em LEGO para encaixar a placa de vídeo.
Você também deve ler!
Qual a diferença entre CPU, GPU e APU? [VÍDEO]