A Intel mal reestreou no segmento de placas de vídeo e os rumores sobre um possível abandono prematuro do segmento de GPUs começou a pipocar. Até mesmo análises de mercado, com dados que expõe a dificuldade que a gigante de Santa Clara vem enfrentando nessa e em outras divisões, corroboram com o discurso.
Entretanto, a companhia mantém um discurso público que nega essas especulações, e ainda aposta alto. Em uma entrevista recente ao site PC Gamer, Tom Petersen, um dos responsáveis pelo marketing técnico da linha de placas de vídeo Intel Arc, afirmou essa família de VGAs está sendo construída para performar melhor e ser mais barata que concorrentes diretas da NVIDIA, líder de mercado.
Petersen também afirmara que “não vamos a lugar algum”, em resposta às incertezas sobre o futuro do investimento no mercado de placas de vídeo. Posição que agora é reforçada por outro executivo de alto escalão.
Raja Koduri, ex-AMD, chefe da divisão de GPUs da Intel, em resposta a uma pergunta feita no Twitter sobre uma possível desistência da companhia após duas gerações de placas Arc, disse que esses rumores de nada o time que trabalha para levar essas placas ao mercado e também não ajuda a comunidade de PC. O executivo também reconheceu que o time está enfrentando mais obstáculos que o planejado, mas que seguem persistindo.
we are 🤷♂️ about these rumors as well. They don’t help the team working hard to bring these to market, they don’t help the pc graphics community..one must wonder, who do they help?..we are still in first gen and yes we had more obstacles than planned to ovecome, but we persisted…
— Raja Koduri (Bali Makaradhwaja) (@RajaXg) September 12, 2022
Koduri, numa resposta a outro tweet, também fez questão de mostrar uma imagem com o roadmap sobre a linha Arc divulgado pela Intel em fevereiro, e destacando que a estratégia traçada segue sendo executada
Na imagem é possível observar os planos para a Intel até 2024 para o segmento da GPUs. Passando pelas gerações Alchemist (2022), Battlemage (2023 – 2024) e Celestial (2024+).
Attached is what we said in Feb’22 and are continuing to execute this strategy. pic.twitter.com/rfIRjq4p5G
— Raja Koduri (Bali Makaradhwaja) (@RajaXg) September 12, 2022
Ontem (11), Koduri também exibiu no Twitter uma imagem do próximo grande lançamento para a família de placas Intel Arc, o modelo Arc A770. Esbarrei com essa beleza no laboratório de validação de volume de Toronto… se preparando para o lançamento!”, escreveu o chefe da divisão de GPUs Intel.
Bumped into this beauty in Toronto volume validation lab.. getting ready for launch! pic.twitter.com/HReEfz1d2b
— Raja Koduri (Bali Makaradhwaja) (@RajaXg) September 11, 2022
Diferentemente do primeiro modelo da linha Arc, Arc 380, voltada para o segmento de entrada, a Arc 770 visa uma prateleira acima, a faixa intermediária. A expectativa é que a placa rivalize com a RTX 3060, e consiga entregar mais performance que a opção da NVIDIA. A placa deve chegar às lojas até o final de outubro.