A Apple conseguiu com o Apple Watch oferecer um smartwatch muito bonito, bem construído, porém a segurança do dispositivo já apresenta falhas. E com essa falha fica bem fácil para que haja um contrabando desses relógios. Mas que falha é essa? Deixa que eu te explico.
Um vídeo postado no canal myjailbreakmovies no Youtube, mostra o quão fácil é restaurar as configurações de fábrica sem possuir uma palavra-passe. Qualquer ladrão poderia facilmente emparelhar o Watch com um iPhone. A questão não é que o relógio não tenha alguma proteção, porque o Watch possui um detector que pede uma contrassenha assim que o wearable é removido do pulso. Mas no vídeo fica bem claro que existem falhas que permite o acesso do atacante.
Se fizermos uma comparação com o iOS 7 e iOS 8 o nível de proteção do Watch é estupidamente frágil. No iPhone há a proteção via ativação de ID, se o usuário não tiver o ID do proprietário com as credenciais a reativação não pode ser realizada. No Watch isso não acontece, a falta desse mecanismo torna bem mais simples realizar o reset do relógio.
O processo utilizado para resetar o Watch para que ele seja pareado com outro dispositivo é bem simples. No início é necessário pressionar uma combinação de botões que envolve o desligamento do aparelho e segurar a opção “Power Off”. Com isso um novo menu irá surgir questionando se você realmente quer apagar tudo que está no relógio. O último passo é conectar o Watch a uma fonte de energia, no vídeo ele é conectado no próprio carregador da Apple.
A recarga começa por alguns segundos e um novo questionamento é feito, então o atacante confirma e pronto, o Apple Watch está resetado e pronto para ser utilizado com qualquer dispositivo.
Confira abaixo o vídeo com o todo o processo: