O Apple Vision Pro promete ser o novo headset de realidade mista da empresa da maçã e já está no alvo de muitos consumidores. De acordo com fontes internas, a Apple não está perdendo tempo e já se encontra em plena produção do aguardado dispositivo.
Essa produção está acontecendo nas instalações chinesas já há várias semanas, com a meta de disponibilizar unidades para os clientes até o final de janeiro e o lançamento oficial nas lojas no mês seguinte, ou seja, em fevereiro de 2024. Confira mais detalhes.
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Uma nova estrada para a empresa da Maçã
O Vision Pro representa a entrada da Apple em uma nova categoria de produto desde a introdução dos smartwatches em 2015. O headset é um dispositivo de realidade mista, combinando elementos de realidade virtual e aumentada. A concorrência nesse segmento é liderada atualmente pela Meta Platforms Inc., embora seus headsets tenham enfrentado desafios para alcançar uma aceitação geral.
Além disso, o lançamento do Vision Pro é considerado o mais complexo da história da Apple, já que exige estratégias de vendas e equipamentos totalmente novos para a empresa. Isso porque o dispositivo conta com componentes personalizados que precisam ser montados e embalados no ponto de venda, tornando o processo delicado.
Além disso, ainda há detalhes de uso que precisam de atenção, como garantir a correta adaptação do Vision Pro à cabeça do usuário, que é crucial para uma experiência adequada, já que qualquer ajuste inadequado pode comprometer a exibição de conteúdo e aumentar a sensação de peso.
Apple terá que aprimorar suas lojas físicas para a chegada do Vision Pro
Porém, mesmo com as dificuldades do processo, a Apple já iniciou os preparativos para o lançamento, de acordo com fontes internas que falaram ao Bloomberg. Segundo eles, a empresa já começou a enviar e-mails aos desenvolvedores de software, incentivando-os a se prepararem para o Vision Pro, testar aplicativos com as ferramentas mais recentes e enviar seus softwares para a Apple para obter feedback. Essa iniciativa adiciona mais um indício de um iminente lançamento.
A empresa está focada em causar uma forte impressão inicial, e isso inclui melhorar suas lojas físicas para acomodar o Vision Pro, que tem um preço considerável de US$3,500. Além dos headsets, as lojas precisarão de estoque de acessórios como alças para a cabeça, selos de luz e lentes de prescrição.
Isso porque o Vision Pro é um produto com vários tamanhos e configurações, o que exigirá mais espaço de armazenamento nas lojas. Além disso, serão necessárias novas áreas de demonstração e locais para os funcionários prepararem o headset com acessórios do tamanho adequado.
Para acelerar a preparação das lojas, a Apple planeja enviar pelo menos dois funcionários de cada loja para a sede da empresa no próximo mês para treinamento. Essas sessões de dois dias abordarão o funcionamento do Vision Pro, destacarão seus recursos e ensinarão os funcionários de vendas a comercializar o produto.
Durante o treinamento em Cupertino, os funcionários das lojas aprenderão não apenas sobre as especificidades técnicas do Vision Pro, mas também sobre etiqueta e manuseio adequado. Uma futura aplicação da Apple permitirá escanear as cabeças dos clientes para determinar o tamanho e acessórios ideais, mas os funcionários das lojas precisarão confirmar essas recomendações durante a venda.
Empresa segue otimista com o headset
Ao contrário do lançamento do Apple Watch há oito anos, que contou com dois eventos de mídia antes do lançamento, o Vision Pro terá um lançamento mais discreto. Após sua revelação na conferência para desenvolvedores em junho, espera-se que a Apple destaque quaisquer recursos adicionais em seu site.
Existem razões para esse lançamento mais contido, incluindo o preço elevado do Vision Pro, que o torna inacessível para muitos consumidores, inicialmente disponível apenas nos EUA. Além disso, as limitações da vida útil da bateria, duas horas, e o peso do dispositivo podem afastar alguns compradores em potencial.
Além de seu desafio inicial, a Apple já está desenvolvendo a próxima versão do sistema operacional do Vision Pro, chamado visionOS, previsto para ser lançado em 2024, juntamente com sistemas operacionais para outros dispositivos principais da Apple.
A expectativa da Apple é que o Vision Pro seja o primeiro de uma linha bem-sucedida de produtos de realidade mista. A empresa planeja modelos futuros mais confortáveis e acessíveis, buscando ampliar a aceitação desse conceito. Além de focar nos consumidores, a Apple visa os mercados corporativo e educacional, embora a aceitação nesses setores não seja garantida, com outros fabricantes de headsets já enfrentando desafios semelhantes.
A mensagem final da Apple para os desenvolvedores nesta quarta-feira foi otimista: “Há muito mais por vir, e mal podemos esperar para ver o que o próximo ano trará.” Isso sinaliza a confiança da Apple em seu novo produto e o compromisso contínuo com inovações no campo da realidade mista.
É importante notar que, embora o cronograma planejado seja para fevereiro, contratempos de produção ou outros problemas podem potencialmente atrasar o lançamento. Além do mais, a Apple não comentou oficialmente sobre essas especulações.
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