O novo Apple Vision Pro não é um produto a ser ignorado, longe disso, mas ainda assim chega como um grande desafio para a Apple em termos de marketing. Provavelmente o maior da empresa até o momento. Isso porque ela terá que convencer as pessoas a comprar um fone de ouvido de realidade mista com um preço bem considerável, de US$3.499.
O dispositivo será lançado no dia 2 de fevereiro e a pré-venda terá início na próxima sexta-feira. Ele promete ser um divisor de águas, mas não sem obstáculos significativos. Por isso, a Apple está encorajando os consumidores a testar o produto nas lojas, porém é preciso ter tempo para isso, já que o processo é demorado.
Leia também:
Apple Vision Pro ganha primeiro comercial, novidades e data de lançamento oficial
Apple deverá reduzir em 60% a produção do Vision Pro por dificuldades na fabricação
Um desafio para a Apple
Diferentemente dos lançamentos anteriores, como o iPod, iPhone, iPad e Apple Watch, que foram recebidos com entusiasmo pela demanda do consumidor, o Vision Pro enfrenta um público que ainda não está totalmente familiarizado com a experiência de usar um fone de ouvido de realidade mista. A Apple está se preparando para essa nova dinâmica, ciente de que a persuasão do consumidor será fundamental.
Isso porque com esses dispositivos menores, além do apelo ser mais óbvio em seu lançamento, a demonstração deles também era mais fácil. Os consumidores iam até a loja, experimentavam do mostruário e assim decidiam rapidamente se queriam ou não. Com o Vision Pro a coisa não é tão simples assim, será preciso uma introdução ao novo conceito, além dele ser um aparelho mais complicado de usar.
Por isso, a estratégia da Apple com o headset é diferenciada e promete até mesmo ser mais sofisticada. O ponto chave aqui é que só a demonstração vai ter uma duração de tempo considerável de 25 minutos, que é mais ou menos o tempo de duração de um episódio de uma série de comédia. Isso sem contar o tempo da preparação para uso.
A empresa reconhece que persuadir os clientes a investir US$3.499 em um dispositivo com vida útil limitada da bateria, design complicado e falta de um aplicativo revolucionário exigirá um esforço adicional.
A importância de ajustar o Vision Pro de forma correta
Essa etapa de preparação de uso do Vision Pro incluirá uma fase de escaneamento facial, semelhante à configuração do Face ID, para determinar os ajustes específicos necessários para proporcionar uma experiência confortável.
A vedação de luz, as almofadas e o tamanho da banda serão personalizados de acordo com as características únicas de cada usuário. A Apple também está considerando usuários de óculos, oferecendo uma solução para escanear as lentes para informações de prescrição.
Uma fase crítica da demonstração é a calibração do dispositivo com exercícios de rastreamento e toque, garantindo que o Vision Pro siga os movimentos dos olhos e das mãos do usuário.
Este é um passo vital, pois um ajuste inadequado ou a ausência de lentes corretas podem comprometer toda a experiência, potencialmente resultando na perda de uma venda de $3.499 para sempre.
A parte central da demonstração oferece aos clientes uma visão aprofundada do potencial do Vision Pro. Desde a visualização de imagens estáticas e panorâmicas até experiências mais envolventes, como fotos e vídeos espaciais em 3D, a Apple busca cativar os consumidores com as possibilidades da realidade mista.
Além disso, a Apple equipará os Vision Pros em suas lojas de varejo com vários aplicativos de terceiros para fornecer aos usuários uma experiência completa e demonstrar o potencial expansivo do dispositivo.
Para garantir que os clientes se sintam confortáveis com o Vision Pro, a Apple está investindo em soluções de hardware, incluindo uma segunda almofada redesenhada para maior conforto durante períodos prolongados de uso.
No entanto, o desafio permanece, já que alguns funcionários de varejo já começaram a relatar cansaço e transpiração após apenas meia hora de uso.
A Apple está adotando uma abordagem abrangente, treinando centenas de funcionários em suas instalações para garantir que o processo de demonstração seja impecável.
Como funcionará a demonstração na prática?
As demonstrações para os clientes serão iniciadas no mesmo dia de lançamento do aparelho, ou seja, no dia 2 de fevereiro. Elas acontecerão nas lojas de varejo nos EUA mediante a inscrições, que começarão a partir das 8 horas no horário local de lá. As lojas maiores contarão com mais de uma dúzia de unidades só para demonstração, e tudo vai acontecer em áreas dedicadas para o processo.
Dessa forma, o consumidor será encaminhado até esse local, onde o funcionário vai começar o processo escaneando o seu rosto com um aplicativo. Depois disso, o consumidor é encaminhado para a sala de demonstração onde o funcionário vai mostrar como a interface do Vision Pro funciona.
Isso inclui a movimentação do ponteiro usando os olhos, os gestos para seleção e até mesmo como segurar o fone. Ele também vai ensinar como ajustar o Fit Dial e como usar a Digital Crown para alterar entre a realidade aumentada e virtual. Durante o processo, o funcionário terá um iPad para ver o que o consumidor está vendo no Vision Pro e entender o que está acontecendo ou se ele precisa de mais orientações.
Assim que o dispositivo é ligado, é preciso fazer uma calibração com exercícios de rastreamento e toque. Depois, a demonstração de 20 a 25 minutos é iniciada.
Primeiro é aberto o aplicativo de fotos para visualização de imagens estáticas tanto comuns quanto panorâmicas. Depois, ele passe para imagens em 3D, as chamadas fotos espaciais como de uma criança batendo em uma pinata. Há também a demonstração de vídeos espaciais, como a filmagem da festa de aniversário em questão.
Em seguida, a demonstração mostra como o aparelho pode ser usado como um computador ou iPad, usando janelas de aplicativos e navegando na internet através do navegador Safari. Por fim, os consumidores podem ver filmes em 3D mais imersivos.
A Apple acredita que saber usar o dispositivo é essencial para que as pessoas entendam seu poder, e por isso incentiva os consumidores a aproveitarem essa demonstração. Além disso, os revisores do produto também terão que participar de 2 sessões presenciais de demonstração para aprender a usá-lo antes de receber o dispositivo para review.
Embora o Vision Pro possa enfrentar desafios imediatos com seu preço elevado e design complexo, a Apple está claramente focada no futuro, antecipando uma aceitação mais ampla à medida que o preço diminui e novos recursos envolventes são introduzidos.
O Vision Pro representa um passo ousado em direção a um novo capítulo na história da Apple, onde a realidade mista pode desempenhar um papel central na vida dos consumidores.
Fonte: bloomberg
Deixe seu comentário