A Apple Pro Vision chegou ao mercado como uma grande inovação no portfólio da Apple, mas com grandes responsabilidades também vêm grandes preços. Para o consumidor final o dispositivo tem um valor alto, de US$3.500 (aproximadamente R$17.500), mas e quanto ao custo para a empresa?
Recentemente a empresa de pesquisa Omdia revelou alguns detalhes que dão mais informações sobre o custo real de construção do novo dispositivo, estimando que o “custo dos materiais” da Apple para o Vision Pro fica um pouco acima de US$1.500.
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Itens mais caros do Apple Vision Pro são display e chips
Segundo informações da CNBC, a pesquisa da Omdia revela que os componentes de hardware do Vision Pro custam à Apple um total de US$1.542. Dentre esses, o componente mais caro é o display micro-OLED de 1,25 polegadas, do qual cada Vision Pro utiliza dois.
Esses displays, que são incorporados ao headset, representam uma parcela substancial do custo, sendo que a Apple desembolsa US$228 por cada um desses displays da Sony, elevando o custo total por headset para US$456.
Além dos displays, os componentes mais onerosos do Vision Pro são os dois chips: o M2 e o totalmente novo R1. A Apple destaca que o chip R1 é dedicado exclusivamente ao processamento das informações provenientes das câmeras, sensores e microfones, transmitindo imagens para os displays em apenas 12 milissegundos.
Eles não revelaram, entretanto, o valor de cada um dos chips para a empresa.
Valor vai além de custo de peças
Além dos valores de peças e componentes, também é importante lembrar que o custo de um dispositivo como o Vision Pro vai além disso. Primeiro que ele é um produto de primeira geração, segundo que não é um produto de venda em massa. A própria Apple prevê um volume relativamente baixo de vendas para o Vision Pro em 2024, estimando o envio de aproximadamente 400.000 unidades.
É preciso ter em mente também o relacionamento com fornecedores, já que a Apple é conhecida por muitas vezes finalizar os custos dos componentes com antecedência. Isso levando em conta que os valores mencionados até agora cobrem apenas os materiais e não incluem outros custos de produção, como montagem, embalagem e distribuição.
Por fim, ainda é preciso levar em consideração os custos com pesquisas e desenvolvimento, vendas e marketing. No final, você acha que o valor cobrado pela empresa é coerente ou não? Deixa sua opinião nos comentários!
Fonte: 9to5mac
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