Apple e Samsung enfrentam batalhas em diversos países. Enquanto a maçã comemora uma grande vitória nos Estados Unidos, a coreana se deu bem num recente processo no Japão.
Um outro caso de patentes num tribunal japonês foi favorável à Samsung, já que o juiz determinou que a Samsung não vilou as patentes da Apple neste processo, e ainda exigiu da Apple pagamento pelas despesas judiciais da Samsung.
Esta patente era sobre “sincronização de dados multimídia com servidores”. Menos um problema para a Samsung lidar, embora ainda existam muitas outras pendências nos outros processos.
De todas as ações a pior parece ser mesmo a último julgada nos Estados Unidos. Apesar de condenada a pagar mais de um bilhão de dólares para a Apple, a Samsung ainda pode recorrer na Suprema Corte americana. Provavelmente o caso se arrastará por mais algumas longas semanas – ou meses.
As disputas são bem curiosas. Enquanto uma ganha aqui e outra lá, em alguns casos ambas sofrem alguma punição. Foi o caso recente na Coreia do Sul, que baniu temporariamente produtos das duas empresas. Olhando de longe até parece briga entre duas crianças mimadas, mas na prática o problema não tem comparativo, já que prejudica os usuários de smartphones e tablets por recursos aparentemente básicos. A criação de interfaces práticas para sistemas mobile em todo sentido fica prejudicada, já que hoje em dia quase qualquer ideia pode violar alguma patente simples, genérica ou obscura.