Como contamos aqui, a Apple deu adeus à ideia de lançar um carro elétrico. Após 10 anos de trabalho nessa ideia e mais de US$ 10 bilhões em investimento, a companhia encerrou o projeto Titan. Alguns membros das equipes que estavam ligados ao projeto do automóvel serão realocados para o novo segmento que a empresa vai focar: IA generativa.
A Apple é mais uma gigante que também terá participação direta no mercado de inteligência artificial. Em reunião com acionistas na quarta-feira (26), Tim Cook, CEO da corporação, disse que ainda este ano serão divulgados os planos para a tecnologia.
A companhia promete “abrir novos caminhos” com sua IA, “Acreditamos que isso irá desbloquear oportunidades transformadoras para nossos usuários”, disse Cook.
O segmento da IA generativa tem crescido não somente as Big Techs, mas também por empresas de menor expressão e valor de mercado que estão investindo em plataformas que ofereçam algum tipo de ferramenta no campo da inteligência artificial, que “desbloqueiem novas oportunidades para o usuário”, assim como a Apple pretende fazer.
A Samsung, concorrente direta da Apple no segmento de smartphones, já começou a traçar o que ela enxerga como o futuro dos mobile, em que a IA pode ser um auxiliador em diversas tarefas que o usuário realiza com seu aparelho. A apresentação da linha Galaxy S24 foi muito calcada nesses recursos de IA, que fazem parte do que a empresa chama de Galaxy AI. Recursos para automatizar a edição de imagens, ajustes para textos, entre outras funções.
Segundo a Bloomberg, os planos da Apple com IA generativa irão abarcar diversos segmentos. Além do iPhone, a companhia planeja um futuro em que anéis, óculos e fones sejam potencializados por sua inteligência artificial. A Apple estaria investindo US$ 1 bilhão por ano para se manter atualizada em relação ao desenvolvimento de IA, e a empresa já teria até mesmo uma espécie de LLM, como o ChatGPT.
Você também deve ler!
Este celular não tem aplicativos e funciona só com inteligência artificial
A movimentação da Apple no desenvolvimento da IA tem chamado atenção do mercado. Em 2023, a empresa adquiriu mais de 30 startups desse setor. Investimento que, além do aspecto tecnológico, também visa agregar colaboradores ainda mais capacitados para auxiliar os anseios da empresa.
É provável que os primeiros recursos relacionados a inteligência artificial para o iOS, macOS e iPadOS sejam mostrados em junho, durante a WWDC 2024.
Deixe seu comentário