Apple revela processadores M3 e promete revolução na performance dos Macs

Apple revela processadores M3 e promete revolução na performance dos Macs

A Apple acaba de lançar seus processadores M3, marcando um salto significativo na evolução dos Macs.

Os chips M3, M3 Pro e M3 Max trazem avanços notáveis, então vamos conhecer com mais detalhes cada aspecto desses processadores.

Leia também:

Snapdragon 8 Gen 3 será 30% mais eficiente que o Apple A17 Pro
Processador do iPhone 15 Pro está causando superaquecimento do aparelho

As três versões do novos processadores M3

M3

A Apple anunciou o seu novo processador em 3 versões, sendo elas o M3 base, o M3 Pro e o M3 Max. Confira os detalhes principais que os diferenciam:

M3 Base: O M3 base apresenta uma CPU de oito núcleos, com quatro núcleos de alto desempenho e quatro núcleos de eficiência. A Apple alega que o M3 é 35% mais rápido em desempenho de CPU em comparação com o M1. A GPU de 10 núcleos com arquitetura de próxima geração é 65% mais rápida que a do M1 em termos de desempenho gráfico. O suporte para até 24GB de memória unificada e conectividade com um monitor externo fazem dele uma opção versátil.

M3 Pro: O M3 Pro eleva ainda mais o desempenho com uma CPU de 12 núcleos, incluindo seis núcleos de alto desempenho e seis de eficiência. A GPU de 18 núcleos é 40% mais rápida do que a do M1 Pro. Essas melhorias tornam-no ideal para tarefas de thread único. Oferece suporte para até 36GB de memória unificada.

M3 Max: O M3 Max é a opção mais poderosa, com uma GPU de 16 núcleos, incluindo 12 de alto desempenho e quatro de eficiência, juntamente com uma GPU de 40 núcleos que é até 50% mais rápida que a do M1 Max. Oferece suporte para até 128GB de memória unificada.

Foco nas melhorias da GPU e novo recurso de Cache Dinâmico

A grande novidade dos chips M3 é o foco nas melhorias da GPU. Com suporte para ray tracing e mesh shading acelerados por hardware, a Apple oferece uma experiência gráfica sem precedentes. Esses recursos são geralmente encontrados apenas em PCs de jogos de alto desempenho e consoles de última geração, mas agora estão disponíveis nos Macs equipados com os chips M3.

A própria aceleração de mesh shading permite que os desenvolvedores possam melhorar algumas cenas mais completas, e acabou ganhando destaque principalmente com o lançamento de Alan Wake 2.

A Apple está introduzindo o “Cache Dinâmico” em seus chips M3, alocando dinamicamente a quantidade exata de memória necessária para cada tarefa que utiliza a GPU. A Apple afirma que isso é uma inovação na indústria e que os desenvolvedores não precisarão se ajustar a isso, pois o processo é transparente e automático. Isso resultará em um desempenho aprimorado de aplicativos profissionais e jogos.

É um recuso que visa melhorar o desempenho de aplicativos, principalmente os mais profissionais e até mesmo de jogos.

Ainda não dá para saber como esses recursos vão melhorar a jogatina nos Macs e nem como vão ser vantajosos para os desenvolvedores na prática. Atualmente, muitas pessoas que têm Macs usando o Game Porting Toolkit da própria Apple que permite executar jogos DirectX 12 nos chips antecessores, M1 e M2.

Eficiência energética aprimorada e suporte a AV1

Os chips M3 marcam a mudança da Apple para um processo de 3nm, o que se traduz em melhorias significativas na eficiência energética. A Apple promete que os novos MacBook Pro com processadores M3 terão uma duração de bateria de até 22 horas, um recorde para a empresa.

M3

A empresa fez uma comparação entre a mais recente CPU e GPU M3 com o MSI Prestige 13Evo, que tem 12 núcleos, processador Intel Core i7 1360P e gráficos Iris Xe. Na comparação, a Apple revelou que o M3 oferece o mesmo desempenho do MSI Prestige, mas consumindo apenas um quarto da energia. Quanto a GPU, ele também consegue o mesmo desempenho, mas usando um quinto da energia.

Os chips M3 também incluem suporte a AV1 e uma Unidade Neural aprimorada para acelerar modelos de aprendizado de máquina. Isso permitirá uma reprodução mais eficiente de conteúdo AV1 e melhor desempenho em tarefas de aprendizado de máquina.

O futuro dos Macs com os chips M3

M3

Os processadores M3 da Apple representam um marco significativo na evolução dos Macs. Com melhorias substanciais na CPU, GPU e eficiência energética, a Apple está levando a experiência Mac a um novo patamar.

O suporte para ray tracing e mesh shading, juntamente com o inovador “Cache Dinâmico,” torna os M3 ideais tanto para profissionais quanto para jogadores.

Por enquanto a Apple já anunciou que o seu chip M3 estará presente no iMac de 24 polegadas a partir do dia 7 de novembro. Já o M3 e M3 Pro estarão disponíveis nos novos modelos de MacBook tanto de 14 quanto de 16 polegadas também a partir de 7 de novembro. E, por fim, o M3 Max começará a ser enviado já no final de novembro.

Fonte: TheVerge

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X