A Apple está desenvolvendo um novo processador baseado na arquitetura ARM que conta com 32 núcleos de alto desempenho. Segundo o jornal americano Bloomberg, esse processador deverá chegar para o Mac no final do ano que vem.
Ainda de acordo com a matéria da Bloomberg, o processador poderá estar em um novo lançamento do Mac, mais compacto, em 2022.
Além disso, a Apple também está desenvolvendo processadores que contarão com 16 núcleos de alto de desempenho e quatro núcleos com uso eficiente de energia. Esses chips serão destinados às próximas versões do MacBook Pro e iMac.
Há indícios de que esses novos processadores chegarão em março de 2021.
Esses próximos lançamentos Apple Silicon, que é o nome dos processadores desenvolvidos pela empresa, poderão contar com GPUs com até 128 núcleos dedicados.
O curioso é que essa notícia chegou pouco tempo depois de a Apple lançar os seus primeiros Macs que contam com alimentação dos chips exclusivos da empresa.
O MacBook Air, bem como o MacBook Pro e o Mac Mini, terá o primeiro processador da empresa, o M1, que possui uma CPU com quatro núcleos de alto desempenho e mais quatro que fazem uso eficiente da energia.
No entanto, o Mac Pro, que é a máquina mais potente da Apple, ainda continuará a utilizar processadores da Intel. Segundo a empresa, a transição para os chips feitos pela mesma irá acontecer durante os próximos dois anos.
Por fim, embora a Apple esteja desenvolvendo um processador com 16 núcleos de alto desempenho para lançar no ano que vem, a Bloomberg afirma que a empresa deve optar por lançar esses chips com apenas oito ou doze núcleos ativados, pois isso depende de como a produção em massa dos chips irá ocorrer.