Eis que as polêmicas envolvendo a entrada USB-C do iPhone 15, que começou a ser vendido no Brasil na última sexta-feira (29/09), continuam a todo vapor. É verdade que o padrão USB-C entrega velocidades de carregamento aceleradas, porém o iPhone 15 Pro Max parece não aproveitar todo o seu potencial.
Segundo análises realizadas pelo ChargerLAB, o dispositivo alcança apenas 25,5 W de carregamento usando o cabo USB-C incluso na caixa. Vale lembrar que a tecnologia USB-C pode oferecer até 240 W, dependendo da versão do padrão.
Leia também
USB-C: Tudo o que você precisa saber
Como funciona o carregamento rápido no celular?
iPhone 15 Pro Max mantém velocidade de carregamento do modelo anterior
Curiosamente, essa taxa de 25,5 W é idêntica à do iPhone 14 Pro Max, que usava o cabo Lightning. O teste também revelou que o carregador de 29 W da Apple forneceu essa potência, enquanto o de 140 W chegou a 24,8 W. Diversos adaptadores e cabos de várias marcas foram testados pelo ChargerLAB, e o mais eficiente foi um produto da Lenovo.
Utilizando um carregador de 20 W, o iPhone 15 Pro Max atingiu 18,6 W, um resultado dentro do esperado. Com cabos de outras empresas, algumas taxas foram ligeiramente superiores. O carregador da Lenovo (Thinkplus 65W), por exemplo, permitiu um carregamento de 26,2 W. Além disso, o ChargerLAB testou outros três carregadores que ultrapassaram os 26 W, embora não tenha divulgado quais foram as marcas.
A introdução do USB-C nos modelos iPhone 15 foi um dos grandes diferenciais dessa nova linha de smartphones da Apple. No entanto, a empresa parece não estar explorando todas as vantagens desse padrão. As versões básica e Plus dos novos smartphones mantêm uma taxa de transferência de dados de 480 Mb/s, enquanto os modelos Pro podem chegar a 10 Gb/s.
Em outras palavras, a Apple está propositalmente “capando” as portas USB-C de seus próprios dispositivos. Além disso, a Gigante de Cupertino também recomenda que não se deve usar cabos USB-C oriundos de smartphones Android.
Degradação da bateria pode ser o motivo para as limitações
Quanto à capacidade de carregamento, o padrão USB-C oferece até 240 W, dependendo da versão. Contudo, a Apple não parece estar aproveitando essa característica ao máximo, o que coloca o dispositivo em desvantagem frente à concorrência (pelo menos neste aspecto).
Embora 240 W possa ser uma velocidade até alta demais para o usuário médio, uma capacidade de pelo menos 50 W seria razoável, considerando o preço mínimo de R$ 10.999 para o aparelho. Há smartphones intermediários e até alguns modelos de entrada que já superam ou igualam a taxa de 25 W, como é o caso do Samsung Galaxy A54.
Os defensores da Maçã alegam que a empresa fez isso para impedir que a bateria do dispositivo se degrade mais rapidamente. Vale lembrar que a Apple introduziu três novidades voltadas para a durabilidade da bateria: “Otimização de Carregamento“, “Limite de 80%” e a opção “Nenhum“. Essas funcionalidades têm o potencial de prolongar a vida útil da bateria, contudo, os resultados variam conforme as preferências de configuração do usuário.
iPhone 15 também não reconhece Power Banks
De acordo com postagens em redes sociais, os novos celulares da Apple também apresentam restrições quanto ao uso de power banks para recarga. Usuários nos Estados Unidos têm compartilhado suas experiências frustradas ao tentar utilizar esses dispositivos externos para recarregar a bateria.
Em determinadas situações, o iPhone 15 simplesmente não reconhece a power bank, impedindo o início do processo de carregamento. Em outros cenários, curiosamente, o smartphone começa a transferir energia para o dispositivo de carga externo.
Vários consumidores constataram que a recarga só ocorre efetivamente ao utilizar a entrada USB-A da power bank. A Anker, uma das fabricantes desses dispositivos, confirmou essa limitação em um anúncio oficial:
“Parece que devido à função de carregamento reverso da série iPhone 15, o carregamento da porta USB C do Anker PowerCore Slim 10k PD será afetado, o que não tem uma solução atualmente. A única maneira de carregar seu iPhone é usando a porta USB A. A Anker fará mais testes em todos os nossos power banks para ver se este é o problema com certos power banks e tentar obter uma solução.“
Fontes: ChargerLab, WccfTech e MacRumors
Deixe seu comentário