Nos últimos dias temos visto notícias a respeito de problemas de superaquecimento no iPhone 15, mais recente linha de celulares da Apple. Inicialmente, rumores sugeriam que o problema poderia ser uma incompatibilidade entre o sistema operacional e o app Instagram, outras fontes indicavam falhas de design e ainda outros culpavam o processador A17 Pro, que equipa os modelos mais potentes.
Leia também
Apple limita velocidade de carregamento da porta USB-C do iPhone 15 Pro Max em apenas 25W
Por que a Apple é tão odiada?
Bug no iOS 17 pode ser o culpado
Mas, no final das contas, o problema pode não ser nenhum dos citados acima. A causa aparente do aumento de temperatura nos modelos iPhone 15, 15 Plus, 15 Pro e 15 Pro Max é um erro no iOS 17.
Este software teve sua versão final liberada recentemente pela Apple e é o responsável pelos problemas de aquecimento. Em declaração fornecida à Forbes, a empresa confirmou:
“Detectamos certas circunstâncias que podem levar o iPhone a operar em temperaturas mais elevadas do que o normal. É possível que o aparelho fique mais quente nos primeiros dias após a instalação ou recuperação, devido à atividade intensificada em segundo plano“, reconhecendo assim a existência do problema.
Em outras palavras, atividades como indexação de fotos, pesquisas, recuperação de diversos arquivos de backup e outras atividades de background estão contribuindo para o aquecimento anormal do dispositivo.
Apple lançará uma atualização no futuro
Além deste cenário específico de aquecimento, a Maçã também admitiu um bug no iOS 17 que agrava a situação nos modelos iPhone 15 e 15 Pro. A Apple informou que está desenvolvendo uma correção que será disponibilizada em uma data futura, mas não especificou quando.
“Achamos um erro no iOS 17 que está impactando alguns usuários e que será solucionado em uma futura atualização de software“, afirmou a Apple. “Um outro desafio envolve atualizações recentes em aplicativos de terceiros que estão sobrecarregando o sistema. Estamos colaborando com esses desenvolvedores para implementar soluções“, concluiu.
A Apple esclareceu ao 9to5Mac que o design em titânio do iPhone 15 Pro não é o culpado pelos problemas de superaquecimento. A empresa afirma que o novo design, na verdade, favorece uma melhor dispersão de calor em comparação com iPhones anteriores feitos de aço inoxidável, provavelmente devido à nova subestrutura interna de alumínio.
A empresa também enfatiza que não há riscos à segurança dos usuários de iPhone e que o desempenho a longo prazo do aparelho não será afetado. Ainda não há informações sobre quando a atualização do iOS 17 (provavelmente a versão 17.0.3) será efetivamente lançada, mas a expectativa é que ocorra em breve.
Até o momento, a Apple já disponibilizou as versões iOS 17, iOS 17.0.1 e iOS 17.0.2 para o público. A empresa também está em fase de testes beta do iOS 17.1, previsto para ser lançado no final de outubro. A Forbes especificou que o iOS 17.1 “não implicará em redução de desempenho para solucionar a questão da temperatura do iPhone“.
Fonte: 9to5Mac
Deixe seu comentário