A Apple anunciou seus planos de investir 1,7 bilhões de euros na construção de dois novos data centers na Europa. O objetivo da empresa é que os novos centros de dados funcionem com energia 100% renovável, e seja fornecido aos clientes europeus sustentando serviços como o iTunes, iMessages e Siri.
Tim Cook, CEO da Apple, disse que a operação representa o maior projeto que a companhia já apresentou em solo europeu, e também lembrou que logicamente uma operação como essa irá gerar centenas de postos de trabalho. Ele também expressou seu agradecimento pelo sucesso da Apple na Europa, enfatizando que a um tempo atrás a gigante da maça tinha mercado quase que exclusivamente no continente norte-americano.
As cidades a receber os novos centros de dados são, Viborg na Dinamarca e Athenry na Irlanda. Cada uma das instalações do centro de dados irá ocupar 166 mil metros quadrados. Assim como acontece com as regiões que contam com Data Centers do Google, as novas cidades que irão receber as futuras instalações da Apple irão se beneficiar graças a energia renovável que será usada, além do reflorestamento que será promovido pela gigante de Cupertino.
Nos primeiros data centers construídos pela Apple na Europa, que ficam em Munique (Alemanha) e Cork (Irlanda) foram criados mais de 2.000 postos de trabalho em cada uma das construções nos últimos 12 meses.
Os dois novos data centers provavelmente deverão iniciar suas operações em 2017.
Fonte(s): The Verge