A gigante americana Apple entrou com uma ação judicial contra a empresa Super Healthy Kids, responsável pelo aplicativo Prepear, que auxilia o planejamento de refeições saudáveis para crianças. O motivo da disputa é o logotipo. Prepear tem uma pera no logotipo, mas a Apple reclama que ela se parece muito com a maçã do seu logo. Sim, é isso mesmo que você leu! Essa não é a primeira vez que a Apple toma este tipo de iniciativa, a empresa já ameaçou um partido político norueguês e uma ciclovia alemã por essa mesma questão do logo
No mundo da tecnologia, essas disputas no tribunal são frequentes, recentemente, a Apple foi processada pelo fabricante de áudio Koss, alegando o uso indevido de cinco patentes relacionadas à tecnologia sem fio pela empresa da maça.
Representantes da gigante de Cupertino afirmam no processo que o logotipo do aplicativo Prepear pode evocar a maçã icônica da Apple, o que acabará por vincular o serviço à própria marca Apple. Mas é um verdadeiro mistério para nós onde a Apple vê alguma semelhança entre os dois logos. A cofundadora da Startup processada pela Apple, Natalie Monson, se manifestou no Instagram lamentando o caso. Confira um trecho abaixo:
“Este é um grande golpe para nós da Prepear. Essa luta irá custar dezenas de milhares de dólares. O louco é que a Apple já fez isso com dezenas de outras pequenas empresas com logo de frutas, e muitas delas decidiram abandonar seu logo ou escolheram fechar as portas. Enquanto o resto do mundo está saindo do caminho para ajudar pequenos negócios durante a pandemia, a Apple escolheu ir atrás dos pequenos negócios”.
A repercussão do caso deu início a uma petição publicada no Change.org para tentar convencer a Apple a desistir do processo. Até o momento do fechamento desta matéria, mais de 75.000 pessoas já assinaram a petição.