Apple é investigada por supostamente limitar vida útil do iPhone

Apple é investigada por supostamente limitar vida útil do iPhone

A gigante de Mountain View, Apple, está sob investigação na França por alegações de que estaria limitando a vida útil de seus iPhones. Esta é uma prática conhecida como obsolescência programada.

A acusação é de que a empresa estaria associando os números de série das peças de reposição aos dos iPhones, incluindo por meio de microchips. Isso dá à Apple a possibilidade de limitar as reparações por técnicos não autorizados ou de degradar remotamente um smartphone reparado com peças genéricas.

Leia também:
10 curiosidades sobre a história da Apple
Apple terá que fornecer carregador para qualquer modelo de iPhone vendido no Brasil

Apple tem histórico de acusações de obsolescência programada

iPhones

A investigação, que começou em dezembro de 2022, foi desencadeada por uma queixa da associação Halt Planned Obsolescence (HOP). A associação pede que a Apple “garanta o direito de reparar dispositivos sob a lógica da verdadeira economia circular“.

Importante lembrar que a Apple tem um histórico de acusações de obsolescência programada. Em 2020, a empresa concordou em pagar 25 milhões de euros por não informar aos usuários do iPhone que as atualizações de software poderiam desacelerar dispositivos mais antigos.

A empresa também foi multada em 10 milhões de euros pela Autoridade da Concorrência italiana e pagou 113 milhões de dólares nos Estados Unidos por razões semelhantes.

Entenda o motivo da acusação mais recente

iphone repair service

A acusação atual é particularmente interessante. Vale a pena salientar que a empresa dona do iPhone lançou um programa chamado Apple Self Service Repair em 2021. Este programa permite aos usuários comprar peças de reposição e ferramentas originais para reparar alguns produtos da Apple por conta própria.

No entanto, a HOP critica o fato de que os usuários são obrigados a inserir o número de série do iPhone a ser reparado. Este número de série, por sua vez, deve corresponder ao da peça devolvida para obter um crédito da Apple.

A investigação em andamento na França é mais um desafio para a Apple em um momento em que a empresa enfrenta pressão por parte de órgãos governamentais em vários países. Aqui no Brasil, por exemplo, a companhia já foi processada e multada várias vezes por vender os seus celulares sem o carregador na caixa.

O que é obsolescência programada?

E6WIQEPVUAAqxss.jpg

A obsolescência programada é uma estratégia industrial que envolve o projeto deliberado de produtos para que se tornem obsoletos, ou seja, inutilizáveis dentro de um determinado período de tempo.

Isso significa que os fabricantes produzem itens com uma vida útil limitada, mesmo que possam continuar funcionando por mais tempo. O objetivo é incentivar os consumidores a substituírem os produtos com frequência, impulsionando as vendas e gerando lucros contínuos para as empresas.

Existem diferentes formas de obsolescência programada. A obsolescência funcional ocorre quando um componente essencial de um produto falha ou se torna incompatível com as tecnologias mais recentes.

Por exemplo, um smartphone pode ser projetado para funcionar perfeitamente por alguns anos, mas depois sofrer uma atualização do sistema operacional que o torna lento ou incompatível com aplicativos mais recentes. A obsolescência estética é quando os produtos se tornam indesejáveis ​​devido a mudanças nas tendências de design ou estilo.

Fonte: Reuters e Barron’s

 

Inscreva-se no canal do Hardware.com.br

Sobre o Autor

Avatar de Felipe Alencar
Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X