Com o avanço contínuo da tecnologia, a inteligência artificial (IA) tem se tornado uma parte integral da experiência dos dispositivos móveis. E a Apple está tentando alcançar os competidores nessa corrida, atualmente se preparando para expandir suas integrações de IA, indo além do ChatGPT.
Segundo Mark Gurman, da Bloomberg, a empresa anunciará pelo menos mais um acordo para adicionar o Google Gemini aos seus dispositivos neste outono. Esta notícia vem acompanhada de rumores sobre futuras parcerias e um potencial novo modelo de negócio baseado em IA.
Leia também:
Apple quer reduzir em 50% o número de trabalhadores que montam iPhones e fortalecer a automação
Jogos AAA, como Assassin’s Creed Mirage, portados para dispositivos da Apple foram um fracasso de vendas
Integração com Google Gemini e rumores de outras parcerias
Até agora, o ChatGPT tem sido o único modelo de IA confirmado para integração com os dispositivos Apple, mas isso está prestes a mudar com a provável adição do Google Gemini.
O Gemini tem sido um tema recorrente nos rumores sobre o iOS 18, e Craig Federighi, chefe de software da Apple, deu indícios de um acordo com o Google logo após a apresentação principal na WWDC 2024. Essa integração promete ampliar as capacidades de IA dos dispositivos Apple, oferecendo aos usuários uma gama mais diversa de assistentes virtuais.
Além do Google, a Apple também está explorando outras parcerias. A Anthropic tem sido mencionada em diversos rumores, e Gurman sugere que um acordo com essa empresa pode ser anunciado em breve. No entanto, a Meta foi rapidamente descartada como uma potencial parceira devido à qualidade insuficiente de seu chatbot, o Llama.
Apple Intelligence e o futuro da IA na Apple
A integração de chatbots é apenas o começo. A Apple está desenvolvendo sua própria plataforma de IA, chamada Apple Intelligence, que deve ser lançada em versão beta neste outono.
Diferente de ser apenas um conjunto de recursos adicionais, a Apple vê a IA como uma nova avenida para lucros diretos. Gurman sugere que, no futuro, a empresa pode lançar funcionalidades da Apple Intelligence apenas para assinantes, criando uma nova fonte de receita.
Embora a Apple Intelligence esteja inicialmente disponível apenas para os modelos iPhone 15 Pro e Pro Max, ainda não está claro se os recursos serão suficientes para impulsionar um grande ciclo de atualização de dispositivos. Além disso, há dúvidas sobre a qualidade e a utilidade das novas funcionalidades de IA. Entretanto, a Apple se beneficiará financeiramente ao receber uma parte das assinaturas de chatbots de seus parceiros, mesmo enquanto continua desenvolvendo sua própria solução de IA.
Durante o período de transição, os serviços de IA de terceiros, como o Google Gemini e o ChatGPT, servirão como uma solução provisória enquanto a Apple finaliza seu próprio sistema de IA generativa. Para os usuários, isso significa mais opções e uma experiência de IA mais rica e variada, mesmo que, às vezes, isso resulte em respostas erradas ou sugestões inesperadas.
Fonte: The Verge
Deixe seu comentário