Além do novo iPad Pro, a Apple anunciou novas versões do MacBook Air. Os dispositivos têm mais armazenamento, processador Intel atualizados e um teclado melhor.
A base do iPad Pro são os processadores Ice Lake de 10 nm da Intel . O modelo básico tem um Intel Core i3-1000G4 a bordo. Esse é um chip dual-core com hyperthreading, com velocidade base de 1,1 GHz e velocidade de 3,2 Ghz (para um único núcleo).
Você também pode escolher uma versão com o Core i5-1035G4. Possui quatro núcleos, oito threads e uma velocidade de clock base de 1,1 GHz combinada com um clock de aumento de 3,5 GHz. A Apple reduziu a velocidade máxima da Apple ligeiramente do máximo teórico de 3,7 GHz para manter o chassi frio o suficiente.
O fabricante também faz isso com a versão com o Core i7-1065G7. No MacBook, ele recebe uma frequência de clock base de 1,2 GHz e um boost cloc de 3,8 GHz, 100 MHz abaixo do máximo especificado pela Intel. A Apple provavelmente trabalhou no TDP variável para esse chip.
Todos os chips possuem o chip gráfico Iris Plus da Intel, que fornecem um pouco mais de potência do que os gráficos HD padrão, mas ainda assim inferiores aos encontrados nas APUs da AMD, e certamente para sistemas com uma GPU dedicada.
Em sua configuração mais leve, o MacBook Air agora vem com 256 GB de armazenamento. Com isso, a opção de 128 GB desaparece. Se você quiser mais gigabytes, há a versão com 512 GB, 1 TB e 2 TB. Para a memória, você pode escolher entre 8 GB de RAM LPDDR4 como padrão ou 16 GB de RAM LPDDR4.
A tela retina de 13,3 polegadas possui ótimos 2.560 x 1.600 pixels, o notebook possui duas portas USB C / Thunderbolt com suporte para DisplayPort a bordo e ainda há uma conexão para fones de ouvido. Nas especificações, lemos que este noebook suporta o padrão wifi 802.11ac, que corresponde ao Wifi 5. Parece que o Wifi 6 está ausente, mesmo que os CPUs Intel integrados sejam compatíveis com ele. Resta mencionar a presença de touch ID e uma câmera de 720p.
O laptop deve pesar 1,29 kg e durar 11 horas com uma carga de bateria. No ponto mais grosso, o Air mede 1,61 cm. O dispositivo está disponível em cinza claro e escuro e na cor ouro. Em relação ao teclado, o iPad Pro usa um novo mecanismo de teclado, o de tesoura, chamado Magic, que vem para resolver os problemas com o padrão anterior, o borboleta. Em relação a capacidade da bateria, a Apple fala que a autonomia é de até 11 horas, e há também o suporte ao carregamento de 30W.
Preço e disponibilidade
Embora o início das vendas no Brasil ainda não tenha sido revelado, os preços já foram divulgados:
- Core i3, 8GB de RAM e SSD de 256 GB: R$ 10.299
- Core i5, 8 GB de RAM e SSD de 512 GB: R$ 13.299