Apple anuncia controle de iPhone só com os olhos e mais recursos de acessibilidade

Apple anuncia controle de iPhone só com os olhos e mais recursos de acessibilidade

O Dia Global de Conscientização sobre Acessibilidade acontece essa semana, e a Apple é uma das empresas que aproveita o momento para mostrar novidades principalmente em termos de inclusão e a inovação, trazendo uma série de novidades em seus produtos e serviços.

Este ano, os anúncios da empresa abrangem uma variedade de áreas, desde tecnologias de rastreamento ocular até recursos de haptics musicais, visando não apenas melhorar a experiência dos usuários com deficiências, mas também até mesmo enriquecer a vida dos usuários em geral.

Leia também:

O retorno da TV a cabo? Comcast lança pacote com Netflix, Apple TV+ e Peacock por preço reduzido
Primeira loja sindicalizada da Apple aprova greve contra a empresa

Rastreamento ocular integrado no iPhone

Rastreamento ocular integrado no iPhone

Uma das maiores novidades apresentadas pela Apple é o rastreamento ocular integrado para iPhones e iPads. Com essa tecnologia, pessoas com deficiências motoras ganham uma nova forma de interagir com seus dispositivos, utilizando apenas o movimento dos olhos para navegar pelo software. Essa inovação elimina a necessidade de hardware adicional, tornando a acessibilidade mais amplamente disponível e integrada aos dispositivos existentes.

O sistema utiliza a câmera frontal dos dispositivos compatíveis, como iPhones e iPads com chip A12 ou posterior, para rastrear os movimentos oculares do usuário. Por meio do chamado “Controle de Fixação”, os usuários podem olhar para elementos na tela, como aplicativos e menus, e selecioná-los simplesmente mantendo o olhar sobre o item desejado por um tempinho. Essa funcionalidade pode ser essencial para facilitar a vida das pessoas com deficiências motoras, mas também acaba oferecendo uma experiência de uso mais intuitiva e eficiente para todos os usuários.

Além disso, a Apple está trabalhando para garantir que o rastreamento ocular seja totalmente integrado ao ecossistema de aplicativos de terceiros, garantindo uma experiência consistente e acessível em todo o sistema operacional iOS e iPadOS. Vale lembrar que a Apple já permitia o rastreamento ocular no iOS e no iPadOS, porém apenas com o uso de dispositivos de detecção ocular conectados. Agora, a novidade é a possibilidade de fazer isso sem nenhum tipo de hardware extra.

Apple apresenta atalhos vocais mais personalizados

Apple apresenta atalhos vocais mais personalizados

Outro destaque dos anúncios da Apple são os atalhos vocais personalizados, que visam oferecer uma forma mais conveniente e eficiente de interagir com dispositivos iOS e iPadOS sem usar as mãos. Com essa funcionalidade, os usuários podem criar comandos de voz personalizados para realizar uma variedade de tarefas, desde abrir aplicativos até realizar ações específicas dentro de aplicativos compatíveis.

O sistema utiliza inteligência artificial presente nos dispositivos para criar modelos personalizados para cada usuário, garantindo uma experiência de uso precisa e adaptada às necessidades individuais de cada um. Esses atalhos podem ser configurados para responder a palavras-chave específicas, frases ou até mesmo expressões, oferecendo uma forma altamente personalizada de interação com o dispositivo.

Ao usar uma dessas opções, a Siri entenderá o comendo e o executará automaticamente, sem precisar pedir primeiro para que a Siri esteja pronta.

Além disso, a Apple está introduzindo a funcionalidade “Escutar para Fala Atípica”, que utiliza aprendizado de máquina para reconhecer padrões de fala únicos e personalizar o reconhecimento de voz de acordo. Isso não apenas melhora a precisão do reconhecimento de voz para usuários com deficiências de fala ou fala atípica, mas também oferece uma experiência mais personalizada e adaptada a cada usuário. A ideia é bem semelhante a do Projeto Relate do Google, que também tem como objetivo usar a tecnologia para ajudar a entender melhor pessoas com falas atípicas.

Esse recurso foi construído a partir de uma parceria com o Projeto de Acessibilidade de Fala no Instituto Beckman de Ciência e Tecnologia Avançada na Universidade de Illinois Urbana-Champaign, que também trabalha em colaboração com outras empresas gigantes de tecnologia como o próprio Google e a Amazon para o desenvolvimento de recursos e produtos com essa finalidade.

Haptics musicais traz uma nova dimensão de experiência musical

GIF mostrando como funciona os Haptics musicais da Apple

Para pessoas surdas ou com deficiência auditiva, a música pode ser uma forma poderosa de expressão e conexão. Pensando nisso, a Apple está introduzindo haptics musicais no Apple Music e em outros aplicativos, oferecendo uma experiência musical mais rica e imersiva.

Essa tecnologia utiliza vibrações táteis sincronizadas com o áudio para criar uma experiência sensorial mais completa, permitindo que pessoas surdas ou com deficiência auditiva sintam a música de uma maneira totalmente nova, através de toques, texturas e vibrações. Além disso, a Apple está disponibilizando essa tecnologia como uma API para desenvolvedores, permitindo que eles incorporem haptics musicais em seus próprios aplicativos e serviços, ampliando ainda mais o alcance dessa inovação.

Apple traz mais acessibilidade também para o CarPlay

Para motoristas com deficiências, a experiência de condução pode ser desafiadora. Pensando nisso, a Apple está introduzindo uma série de atualizações para o CarPlay, visando tornar a experiência de uso mais acessível e inclusiva.

Uma das principais novidades é o controle de voz aprimorado, que permite que os motoristas controlem seus dispositivos simplesmente falando com eles. Além disso, a Apple está introduzindo filtros de cor e suporte para texto em negrito e grande, tornando mais fácil para motoristas com deficiências visuais visualizarem menus e alertas na tela. Outros recursos também chegam para ajudar nesse processo, como suporte para texto maior e em negrito.

Outra inovação é a introdução de reconhecimento de som, que alerta os motoristas sobre ruídos externos, como sirenes ou buzinas, para garantir uma condução mais segura e consciente. Isso porque ao identificar esses sons externos, o sistema vai exibir um alerta visível na parte inferior da tela, então mesmo que o condutor não ouça, ele pode ver.

carplay mostrando alerta de barulho

Para aqueles que experimentam desconforto devido ao enjoo ao utilizar seus iPhones ou iPads enquanto estão em veículos em movimento, a Apple também anunciou um novo recurso que promete trazer um alívio parcial para essa sensação, chamado de Dicas de Movimento de Veículo. Como o enjoo geralmente acontece devido a um conflito sensorial ao observar conteúdo estático durante a movimentação do veículo, esse novo recurso visa aprimorar a sincronia entre os sentidos envolvidos, por meio da exibição de pontos na tela.

imagem de como funciona o Dicas de Movimento de Veículo da Apple

Quando ativada, essa funcionalidade vai posicionar esses pontos ao longo das quatro extremidades da tela, oscilando em resposta aos movimentos detectados. Por exemplo, se o veículo avançar ou acelerar, os pontos se inclinarão para trás, simulando uma reação ao aumento de velocidade naquela direção.

Apple rumo a um futuro mais inclusivo

Além das novidades já anunciadas, a empresa revelou que está trabalhando em mais recursos que chegarão posteriormente em seus produtos para aumentar ainda mais a acessibilidade e inclusão. Entre o que virá no futuro estão por exemplo as Legendas ao Vivo para o VisionOS, um modo leitor na Lupa e até mesmo compatibilidade para o Braille e trackpad virtual para o Assistive Touch.

Ainda não se sabe ao certo quando as novidades começarão a chegar aos aparelhos da Apple, porém geralmente isso acontecer nas versões futuras do seu sistema operacional, o iOS. Como a conferência de desenvolvedores WWDC da empresa vai acontecer em algumas semanas, é muito provável que a empresa traga mais detalhes e apresentações sobre essas ferramentas por lá.

Fonte: engadget

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X