Em fevereiro, noticiamos a consolidação na liderança que a Xiaomi tinha adquirido no mercado de smartphones na China, deixando gigantes do setor, como Apple e Samsung, para trás. Mas como essas medições sofrem oscilações constantes, ainda mais com a diferença entre Xiaomi e Apple tornando-se cada vez menor, a empresa da maçã assumiu a liderança na medição equivalente ao primeiro trimestre deste ano.
No primeiro trimestre de 2015 foram vendidos 98,8 milhões de smartphones, representando uma queda de 4,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Este é o primeiro declínio trimestral em seis anos!
A Apple assumiu a liderança neste último trimestre com 14,7% de quota de participação no mercado, contra 13,7% da Xiaomi, que aparece em segundo lugar. O percentual total de crescimento da Apple foi de 62%, enquanto a Xiaomi conquistou 42%.
A sul-coreana Samsung aparece em 4º lugar, com 9,7% de participação de mercado, demonstrando o grande declínio da companhia no mercado chinês. Isso, muito provavelmente, se deve à estratégia da empresa de lançar dezenas de celulares extremamente parecidos em um curto espaço de tempo.
Confira abaixo a tabela com todas as informações:.
Fonte: IDC