Após fim de Concord, executivo da Sony reclama da ausência de franquias originais

Após fim de Concord, executivo da Sony reclama da ausência de franquias originais

A Sony e o seu console, PlayStation, se tornaram um marco na indústria dos jogos e um dos seus pontos fortes são justamente os jogos exclusivos da plataforma. Mas com a nova geração, parece que esse tipo de trunfo está se tornando cada vez mais fraco, uma vez que a lista de franquias originais vem diminuindo.

Essa queda não foi sentida apenas pelos jogadores, mas também pelo próprio diretor financeiro da empresa. Hiroki Totoki recentemente falou sobre o assunto e revelou que a Sony está pecando na criação de propriedades intelectuais (IP) originais, e atualmente está em falta com franquias que tenham sido “nutridas desde o começo”.

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Fracasso de Concord e desafio na criação de IPs

Concord

Essa reflexão veio à tona na mesma semana em que a PlayStation anunciou a remoção de Concord, seu novo jogo que foi retirado do mercado menos de duas semanas após seu lançamento.

A decisão de encerrar o título inesperadamente gerou uma onda de simpatia e surpresa na indústria, e chegou como um sinal de que a Sony pretende reconsiderar a posição do Concord no mercado, quem sabe até mesmo com a possibilidade de trazer o jogo de volta de forma gratuita.

Além disso, o movimento também acabou trazendo mais foco sobre como a empresa vem lidando com suas franquias. Em suas falas, Totoki deixou claro que a Sony enfrenta dificuldades em criar e nutrir propriedades intelectuais desde suas fases iniciais.

Segundo ele, há uma carência nesse “primeiro estágio”, algo que poderia ameaçar o futuro da empresa se não for tratado adequadamente. Analistas como Atul Goyal, da Jefferies, também reforçam essa preocupação, observando que, para prosperar na indústria de entretenimento, é essencial criar ou adquirir IPs fortes. “Se você não começar a criar ou adquirir aquelas que fazem isso, o risco é que outra pessoa o faça”, comentou Goyal.

A situação de Concord serve como exemplo. Lançado com grandes expectativas, o jogo foi rapidamente retirado do mercado para que a equipe da desenvolvedora Firewalk pudesse “determinar o melhor caminho a seguir”.

Todo esse acontecimento em cima do jogo é uma forma de mostrar como novas franquias precisam se esforçar para se adaptar em um mercado de jogos que já está altamente competitivo, e como elas precisam chamar a atenção de jogadores diante de outras IPS já estabelecidas e de sucesso.

Sony ainda têm força em suas franquias consolidadas

Astro Bot

Apesar do desafio de criar novas franquias, a Sony continua a capitalizar suas IPs consolidadas e elas ainda têm peso no mercado. Títulos como The Last of Us, Uncharted, Horizon Zero Dawn e Crash Bandicoot são exemplos de sucesso que mostram a capacidade da empresa de desenvolver personagens e histórias cativantes que atraem o público. E a Sony está longe de abandonar suas raízes.

Um dos lançamentos mais aguardados do ano, Astro Bot, é uma clara homenagem à história de franquias da empresa. O jogo não apenas apresenta bots que lembram personagens icônicos de títulos clássicos como Ellie e Joel de The Last of Us, Nathan Drake de Uncharted, e Aloy de Horizon, como também serve como uma celebração da trajetória de personagens que a Sony criou ao longo dos anos. Esse apelo à nostalgia mostra que, embora a empresa enfrente dificuldades em criar novos sucessos, ainda tem um vasto repertório de IPs que pode explorar e revitalizar.

Dessa forma, o desafio da empresa não está só em manter as suas franquias já consagradas, mas também garantir inovação no mercado, trazendo novas histórias e personagens que chamem a atenção do público.

A decisão de encerrar Concord ao menos mostra que a Sony está disposta a voltar atrás e rever suas estratégias, até mesmo explorar novas alternativas, para que seus jogos tenham mais impacto no mercado.

Fonte: eurogamer

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