O Google anunciou oficialmente o Android XR, um sistema operacional voltado para dispositivos de realidade mista, como headsets e óculos conectados. Desenvolvido em parceria com a Samsung, a novidade é uma resposta direta ao Vision OS da Apple, mirando o mercado emergente de dispositivos imersivos.
Rethink what is possible with Android XR. It is a new OS for headsets and glasses that blends digital info with the real world. New ways to watch, work and explore are coming soon. Discover more → https://t.co/Zw6EDtwVsH #AndroidXR pic.twitter.com/amlE3ZHT1E
— Android (@Android) December 12, 2024
Uma parceria estratégica
Embora o Google tenha encerrado o projeto de seus próprios óculos conectados (Google Glass), a empresa permanece comprometida com o segmento. O Android XR nasce da colaboração entre Google e Samsung, fortalecendo uma parceria que já trouxe resultados em outras áreas, como a integração do Wear OS nos smartwatches da Samsung e funções de inteligência artificial nos smartphones da linha Galaxy.
O que é o Android XR?
O Android XR é projetado para dispositivos que combinam elementos de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR), também conhecidos como realidade mista (XR). A plataforma já está disponível em uma prévia para desenvolvedores, permitindo que comecem a criar experiências imersivas antes do lançamento oficial, previsto para 2025.
Entre os primeiros dispositivos a utilizar o Android XR estará um headset da Samsung, atualmente chamado de Projeto Moohan. O dispositivo ainda é envolto em mistério, mas especula-se que será lançado junto com a versão final do sistema operacional.
Recursos confirmados
- Gemini: uma tecnologia que permite interagir com o dispositivo por meio de comandos de voz e gestos, incluindo ações como “conversar sobre o que você vê”.
- Integração com o Google Maps e YouTube: mapas em visão imersiva e exibição de vídeos em uma “tela virtual” equivalente a um cinema.
- Gestos manuais avançados: incluindo o uso de um “Círculo virtual” para realizar buscas diretamente com as mãos.
O Android XR também promete um ecossistema diversificado de dispositivos fabricados por terceiros, oferecendo opções de óculos confortáveis e estilosos para uso diário.
Você também deve ler!
Esse óculos inteligente tem câmera e integração com o ChatGPT; conheça o Solos AirGo V
Com o lançamento oficial previsto para 2025, o Android XR tem o potencial de mudar o cenário da realidade mista, permitindo que novos dispositivos e experiências cheguem ao mercado. Desenvolvedores e fabricantes terão um papel crucial no sucesso da plataforma, que promete trazer inovações tanto em tecnologia quanto em design.