Todo mundo quer um celular mais rápido. Tanto é que os tutoriais sobre como deixar um smartphone mais rápido tendem a ter bastante procura por aqui. E do lado dos desenvolvedores, eles sempre estão em busca de deixar os seus sistemas operacionais mais eficientes e rápidos.
Pois bem, graças a essa busca incessante, o desempenho do Android pode melhorar de 5-10% com mudanças no uso da memória RAM. Para isso, é preciso que o sistema suporte páginas de memória de 16 KB, em vez das atuais 4 KB.
Nos próximos parágrafos explico em mais detalhes como isso funciona.
Aumento no tamanho da paginação das memórias
Os sistemas operacionais gerenciam dois tipos de memória: a lógica, usada pelos softwares, e a física, composta pelos chips que estão literalmente soldados na placa.
A memória lógica é organizada em páginas de tamanho fixo, geralmente superando a capacidade da memória física. O Android 15 está se adaptando para trabalhar com páginas de 16 KB. Atualmente, o Android trabalha com uma paginação de 4 KB, ou seja, cada “página” possui um tamanho de 4 KB.
Para funcionar corretamente, cada “endereço” da memória lógica precisa corresponder exatamente ao seu endereço na memória física. Para isso existe um processo chamado MMU (Unidade de Gerenciamento de Memória), que preenche uma tabela com os respectivos endereços de cada processo que está em execução.
Aumentar o tamanho das páginas para 16 KB permite que o sistema gaste menos tempo processando a tabela de páginas. Isso, junto ao suporte dos chips ARM atuais para páginas maiores, pode aumentar o desempenho geral em até 10%.
Mudança aumenta uso de memória RAM
Embora a nova configuração possa usar cerca de 10% a mais de RAM, os dispositivos têm cada vez mais memória, então isso não deve ser um problema. O Android 15 está sendo preparado para essa mudança. Ainda não há aparelhos compatíveis, mas o Google está colaborando com fabricantes para mudar isso.
Inicialmente, o Pixel 8 e o Pixel 8 Pro rodando o Android 15 QPR1 Beta terão suporte às páginas de 16 KB, que poderão ser ativadas nas configurações para desenvolvedores.
Isso permitirá testes de aplicativos com as novas páginas. Como o projeto ainda está começando, não há datas definidas para a oficialização da mudança. Mas espero que os testes ocorram como o planejado e logo essa mudança seja implementada no sistema.
Deixe seu comentário