Anunciado recentemente, o Android Device Manager já pode ser utilizado por muitos usuários ao redor do mundo.
Ele é um serviço do Google para localização e exclusão remota de dados de smartphones e tablets Android. O serviço funciona para aparelhos com Android 2.2 ou superior, englobando a grande maioria dos aparelhos em uso.
No dispositivo não é necessário fazer muita coisa além de mantê-lo conectado à internet, com a conta Google logada – e com os recursos de localização ativados, de preferência, GPS e Wi-Fi.
O acesso ao painel de localização no mapa com opções para fazer o aparelho tocar um som ou apagar seu conteúdo pode ser obtido por esta página:
https://www.google.com/android/devicemanager
Alguns usuários reportam que o serviço só funciona em inglês por enquanto, nesse caso tente este link, além de alterar o idioma padrão na conta Google para inglês. Isso pode ser indesejável para muitos, então o melhor seria esperar a liberação global.
Em testes aqui a localização não funcionou, mas o recurso de tocar um som deu certo. Ele é útil ao perder o aparelho temporariamente dentro de casa.
Como medida de segurança, antes de poder apagar os dados remotamente o usuário precisa liberar a opção de restauração ao estado de fábrica para este serviço nas configurações do aparelho. Isso pode ser feito em Configurações > Segurança > Administração do dispositivo > Selecionar administradores. Marque o item Gerenciador de disp. Android.
A solução do Google lembra o Find My iPhone da Apple, sendo um serviço oferecido diretamente pelo fabricante do sistema. Há inúmeros aplicativos de terceiros para a mesma tarefa, mas em geral todos eles têm pontos fracos. A necessidade de conexão com a internet é o maior deles. Se o sistema for restaurado ou fizerem login com outra conta normalmente a identificação é perdida, o que dificultará a localização posterior. Nesse caso os maiores prejuízos ficam para quem teve o aparelho perdido ou roubado.