Android 3.0 poderá criptografar todo o conteúdo do tablet

Uma grande novidade do Android 3.0 para tablets é a criptografia de todo o conteúdo do sistema.

O recurso “Encrypt Tablet” apareceu nas divulgações do Xoom da Motorola. Essa opção permite criptografar todo o conteúdo do tablet, exigindo uma senha ou PIN para acesso.

20110202 14214215 img4008

Não se sabe ainda o tipo de tecnologia usada nessa criptografia nem quão forte ela é, mas o recurso será do Android 3.0 mesmo, não sendo exclusivo do tablet da Motorola. Só não sabemos se será possível utilizá-lo nos smartphones também – até porque, a princípio, parece que o Android 3 será somente para tablets, ao menos durante a fase inicial.

A criptografia protege as contas, configurações, downloads e arquivos em geral. Ao ser realizada pela primeira vez, o processo pode demorar cerca de uma hora e é necessário estar com a bateria totalmente carregada. A partir daí as novas modificações no sistema de arquivos já serão salvas criptografadas de forma transparente. O processo será irreversível considerando os dados atuais do aparelho, sendo necessário limpar tudo e recomeçar do zero caso queira tirar a proteção.

Para os sysadmins há mais um extra: uma API permitirá reforçar a segurança baseando-se em restrições específicas, podendo ser utilizada em empresas.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Localize algo no site!