O Google está trabalhando no desenvolvimento do Android 14. E uma das novidades da próxima versão do sistema operacional móvel da empresa é a capacidade de pedir socorro via satélite.
Esta é uma funcionalidade que já está presente no iOS, por exemplo. No lançamento do iPhone 14, a Apple demonstrou como enviar um SMS de emergência através de satélites. Com essa novidade, o Android fica ainda mais em pé de igualdade em relação ao seu principal rival.
Leia também
Android 14 permitirá enviar mídia de um app para outro apenas com arrastar e soltar
Android 14: veja todas as novidades reveladas até agora
Parceria com a Garmin
Vazamentos recentes sugerem que para viabilizar o recurso, a Gigante das Buscas fez uma parceria com a Garmin. Caso você não saiba, a Garmin já possui uma constelação de satélites de baixa órbita capaz de cobrir 150 países.
Um desenvolvedor chamado Neil Rahmouni (@neil_rahmouni) descobriu trechos de código no aplicativo Google Mensagens. Essas strings mencionam a Garmin em uma situação onde o usuário enviava uma mensagem SMS via satélite. “Para dúvidas sobre a sua emergência, telefone para a Garmin no [número]”, é o que diz um dos trechos vazados.
O trecho do código indica que o Android 14 poderá enviar mensagens de emergência via satélite graças a essa parceria com a Garmin. Isso dá a entender que já existe um acordo firmado entre as duas empresas. Afinal de contas, não vejo motivos para o Google fazer referência a uma empresa sem que houvesse qualquer tipo de parceria ou acordo.
Esse tipo de recurso é muito útil para situações de emergência. Especialmente para usuários mais aventureiros, que gostam de praticar esportes como trilhas ou escaladas. Em locais de difícil acesso não há conectividade 4G ou 5G e muito menos Wi-Fi. No caso de qualquer imprevisto ou acidente, é muito útil contar com uma maneira de entrar em contato com o mundo civilizado.
SOS via satélite do Android pode ser mais abrangente
A função “Emergency SOS via satellite” foi anunciada pela Apple em setembro do ano passado. Mesmo assim, em seu lançamento, o recurso ficou restrito aos usuários dos Estados Unidos e Canadá. Posteriormente a Apple expandiu o serviço para outros países do hemisfério norte, mas até hoje nada dele chegar para usuários brasileiros ou de outros países do hemisfério sul.
O Android 14 pode popularizar esse tipo de comunicação via satélite, uma vez que o serviço Garmin Response atua em 150 países. De qualquer forma, esse tipo de comunicação exige algumas condições específicas.
Por exemplo, o céu precisa estar limpo ou com poucas nuvens. Se estiver chovendo, a comunicação com o satélite ficará mais difícil. Além disso, é preciso alinhar o smartphone com o satélite mais próximo. E a comunicação é mais demorada. Nas condições ideais, um SMS pode demorar cerca de 15 segundos para chegar. Mesmo assim, é melhor do que ficar totalmente isolado do mundo.
A comunicação emergencial via satélite vai se tornar uma tendência nos próximos anos. E não apenas em smartphones. Esta função pode ser muito útil também em carros. Caso aconteça um acidente, o próprio veículo poderia enviar uma mensagem de SOS através das redes disponíveis.
Fonte: Android Police
Deixe seu comentário