Anatel anuncia que bloqueio de celular roubado poderá ser feito a partir do número da linha

anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou uma novidade que diminui a “dor de cabeça” das pessoas que acabam tendo os seus celulares roubados. O procedimento natural que uma pessoa adota ao ter o seu dispositivo roubado é requisitar o bloqueio do celular, que é feito através do IMEI do aparelho (que pode ser encontrado na embalagem do produto ou através de um código especial responsável por exibir essa informação: *#06#), porém muitos usuários simplesmente desconhecem a necessidade do IMEI ou simplesmente não salvaram essa informação.

Pensando nisso a Anatel instituiu o bloqueio do celular através da linha telefônica (além do IMEI é claro), com isso as coisas tornam-se mais fáceis para o usuário, já que o número da linha é uma informação mais palpável. 

“Para fazer o bloqueio, as prestadoras exigiam o IMEI. E, no momento em que pessoa estava sem o aparelho, era muito difícil de conseguir esse número, o que restringia a quantidade de registro de celulares roubados junto à operadora”, explica José Bicalho, superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel.

70

60 3

Por enquanto o bloqueo através do número da linha pode ser feito somente com a operadora, porém as delegacias também estarão aptas a isso. Bahia, Ceará e Espírito Santo são os primeiros estados que já oferecem a possibilidade de bloqueio via delegacia.  Os próximos estados a receber essa nova forma de bloqueio são os seguintes: Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

O sistema realiza um procura do celular utilzado nos últimos 30 dias por determinada linha, permitindo que as operadoras possam realizar o bloqueio. A agência também lançou um site onde os usuários podem consultar através do IMEI se o aparelho aparelho está bloqueado.

Para maiores informações acesse o pronuciamento oficial da Anatel

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!