Operadoras deverão cancelar linhas a pedido do cliente automaticamente, sem enrolação

Todo mundo que já tentou cancelar planos de telefonia ou internet passou por alguns momentos irritantes tendo que aguardar bem mais do que o desejado, confirmar e reconfirmar dados com vários atendentes, aguentar até o fim as contra-propostas… Isso está para mudar no Brasil.

A Anatel está preparando um novo regulamento para exigir que as empresas liberem o cancelamento via internet ou telefone com atendimento automatizado.

Numa entrevista ao Estadão João Rezende, presidente da agência, comentou amistoso sobre as novidades esperadas.

Se tudo der certo a nova regra será aprovada em até 30 dias, devendo levar mais alguns meses para ser colocada em prática pelas operadoras. Algumas medidas de segurança seriam tomadas, como a necessidade da confirmação do número do contrato antes do cancelamento – não bastando apenas nome, CPF, etc.

As empresas reclamam dos consumidores que compram aparelhos com descontos e logo em seguida querem cancelar o plano, mas o próprio Rezende comentou que isso seria um “risco do negócio”: “As empresas podem até reclamar, por exemplo, de uma pessoa que vai à loja e compra um smartphone, parcela em seis vezes e, logo em seguida, quer cancelar o serviço. Mas é o risco do negócio”.

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