Em maio, a CEO da AMD, Lisa Su, afirmou que a Inteligência Artificial está na primeira posição entre as prioridades da companhia para os próximos anos. Além de desenvolvimentos em termos da estrutura dos produtos, avançando a parte da tecnologia para que os próximos chips performem ainda melhor, e estejam alinhados com os avanços promovidos pela IA, a parte da comunicação é crucial. Facilitar com que os consumidores possam identificar de maneira mais objetiva as linhas que asseguram ganhos em IA.
Em declaração ao PC World, a AMD confirmou que será mais clara na promoção dos produtos que com relação direta as estratégias da companhia para IA. Essa maneira visual de identificação será um adesivo com a inscrição “AMD Ryzen AI”.
A primeira grande linha de produtos da AMD com esse foco em IA é o Ryzen 8040, codinome Hawk Point. Com especificações similares aos chips anteriores, Ryzen 7040, a AMD promete um aprimoramento de cerca de 40% em tarefas de IA e 80% em games e outros apps.
O ponto central do ganho de performance em IA, comparado com os chips anteriores, é a inclusão de uma NPU (Unidade de Processamento Neural). Essa NPU promete um desempenho de 16 TOPS (Trilhões de Operações por Segundo) para aceleração de IA, enquanto a linha Ryzen 7040 oferece 10 TOPS. Os primeiros notebooks com esses chips devem ser mostrados em janeiro de 2024, durante a CES.
Esse reposicionamento estratégico também passa por chips que almejam atingir outros segmentos, como PCs gamers, notebooks de alta performance, ultafinos premium, etc. Os processadores mais robustos que fazem parte da linha Ryzen 3, 5 e 7 serão identificados por um adesivo na cor laranja.
Enquanto o selo com o design padrão estará associado aos produtos com CPUs menos potentes.
Deixe seu comentário