AMD Renoir: novas APUs devem combinar núcleos Zen 2 e gráficos Vega

De acordo com rumores, a AMD estaria preparando uma nova geração de APUs, codinome Renoir. Esses processadores devem ser lançados no fim do ano ou no início de 2020. Primeiramente chegará ao mercado as versões para dispositivos móveis, e, posteriormente, os modelos para desktops.

Caso seja confirmado, essas APUs substituirão as atuais Picasso, lançadas há alguns meses, baseadas na microarquitetura Zen+ e processo de fabricação de 12nm. No caso das APUs Renoir a expectativa é que elas carreguem a mesma microarquitetura dos Ryzen 3000, a Zen 2, cujo processo de fabricação é 7nm.

A menção aos chips híbridos AMD Renoir foi descoberta recentemente em recentes atualizações do driver de gráficos do Linux, onde é creditado o núcleo de vídeo GFX9, também conhecido como Vega. Lembre-se de que a GPU Navi 10 usada nas placas de vídeo da série Radeon RX 5700 pertence à geração GFX10!

aHR0cDovL21lZGlhLmJlc3RvZm1pY3JvLmNvbS9GL1gvODQ4MTU3L29yaWdpbmFsL0NhcHR1cmEuUE5H

Mesmo mantendo a Vega como iGPU o desempenho das APUs Renoir deve ser um pouco superior aos chips Picasso, devido a presença  dodecodificador de vídeo por hardware Video Core Next 2.0, enquanto os chips atuais usam o VCN 1.0.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!