AMD libera FidelityFX Super Resolution 3 (FSR3); dois jogos já contam com suporte

AMD libera FidelityFX Super Resolution 3 (FSR3); dois jogos já contam com suporte

A AMD liberou nesta sexta-feira (29), a nova versão da sua tecnologia de geração de quadros, o FidelityFX Super Resolution 3 (FSR3), que vem para ser uma alternativa ao DLSS 3, da NVIDIA.

O DLSS e o FSR visam garantir um gameplay com taxas mais elevadas de FPS, recorrendo da renderização numa resolução mais baixa e depois voltar à resolução de saída desejada através do upscaling. Por enquanto, apenas dois jogos já contam com FSR3: Immortals of Aveum e Forspoken.

No futuro, a tecnologia será usada em mais de 300 produções existentes e futuras (incluindo Cyberpunk 2077, Frostpunk 2, Warhammer 40K: Space Marine 2 e Avatar: Frontiers of Pandora).

O FSR3 é compatível com todas as placas de vídeo atuais, começando pela AMD Radeon RX 5000, NVIDIA RTX 20 e Intel Arc A7. Caso a tecnologia seja utilizada em VGAs mais antigas, não será possível utilizar aquele que é o grande trunfo dessa nova versão do recurso da AMD, o Fluid Motion Frames (FMF), tecnologia de interpolação responsável por coletar dados do game para gerar novos quadros a partir dos anteriores.

Portanto, em seu uso pleno, habilitado em placas compatíveis, temos no FSR3 a combinação de geração de quadros alinhada a um upscaller de super resolução. A geração de quadros, via FMF, pode ser habilitada em qualquer um dos modos do upscaller do FSR3, incluindo “Qualidade” e “Desempenho”.

Segundo a AMD, com a tecnologia Fluid Motion Frames do FSR 3, os jogos podem receber um aumento de desempenho de até 2x. Quando usado em conjunto com a tecnologia FidelityFX Temporal Super Resolution da empresa (lançada com o FSR 2), são possíveis ganhos de FPS ainda maiores.

Além do PC, o FSR3 também funcionará nos consoles. As atualizações que garantem o recurso no PlayStation 5 e Xbox Series S|X nesses primeiros jogos será liberada em breve.

Outro segmento que pode se beneficiar diretamente dessa tecnologia são os PCs de mão, que encontraram espaço no segmento dos consoles portáteis, tendo como estrelas, o Steam Deck e o ROG Ally. O site Hardwareluxx testou o FSR no Ayaneo 2S, equipado com um Ryzen 7 7840U. O resultado foi o seguinte:

Captura de tela 2023 09 29 143207

A AMD também planeja tornar o FSR3 uma tecnologia de código aberto no futuro, abrindo caminho para sua adaptabilidade e implementação em outras plataformas de GPU ao longo do tempo.

Sobre o Autor

Avatar de William R. Plaza
Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X