No mês passado, começaram a circular boatos sobre um possível lançamento da AMD. Os rumores falavam de um processador com 96 núcleos e mais de 1 GB de cache L3. A discussão ganhou força recentemente, quando um processador AMD Epyc Genoa-X, com as características mencionadas, apareceu em uma loja virtual chinesa.
Leia também
O que é IPC e qual a importância nos processadores?
O que é para que serve o processador?
96 núcleos e 1,25 GB de memória cache
Os processadores da linha AMD Epyc são voltados para servidores e aplicações profissionais. Além disso, a presença de 96 núcleos não é algo inesperado. A própria AMD já possui modelos como Epyc 9654P e 9654 com essa quantidade de núcleos. Entretanto, a quantidade de cache superior a 1 GB é notável, mesmo para um processador com tantos núcleos.
No ano passado, a AMD lançou a linha Epyc Milan-X. Desta linha, o processador mais avançado é o Epyc 7773X. Ele possui 768 MB de cache L3 e 64 núcleos. Se os rumores estiverem corretos, o suposto Epyc Genoa-X de 96 núcleos terá 1.152 MB de cache L3, 96 MB de cache L2 e 3 MB de cache L1, totalizando 1,25 GB. O nome oficial provável do modelo será AMD Epyc 9684X.
Processador encontrado pode ser falso
As informações foram divulgadas em março e, recentemente, um usuário do Twitter encontrou o suposto AMD Epyc 9684X à venda no site chinês Goofish. A descrição do produto corresponde às especificações vazadas anteriormente.
Porém, há aspectos suspeitos nessa história. Primeiramente, é estranho encontrar um processador ainda não lançado em um site chinês de produtos usados. Além disso, o preço de venda, equivalente a US$ 1.300, é muito baixo em comparação ao preço de cerca de US$ 12.000 do Epyc 9654.
Esses fatores levantam dúvidas sobre a autenticidade do produto encontrado. O processador pode ser um protótipo ou uma amostra para parceiros da AMD que acabou nas mãos de terceiros.
Processador Epyc Genoa-X realmente é esperado
Apesar das incertezas sobre a origem do chip encontrado no Goofish, há grandes chances de que o Epyc 9684X se torne um produto real. Os processadores Epyc Genoa-X são realmente esperados e podem ser anunciados ainda em 2023.
Os futuros processadores Epyc devem apresentar a arquitetura AMD Zen 4 e o processo de fabricação de 5 nanômetros da TSMC. Além disso, devem contar com a tecnologia V-Cache 3D, que permite o aumento da quantidade de cache L3.
A tecnologia V-Cache 3D consiste em empilhar verticalmente camadas de memória cache L3 diretamente sobre o die da CPU. Para isso, são utilizadas técnicas avançadas de interconexão através do silício (TSV – Through-Silicon Vias). Isso permite um aumento substancial na quantidade de cache L3 disponível, melhorando a largura de banda e reduzindo a latência na comunicação entre a CPU e a memória cache.
Essa abordagem também pode ajudar a reduzir o congestionamento no acesso à memória principal, contribuindo para melhorias na execução de tarefas que exigem grandes volumes de dados ou cálculos intensivos.
Os modelos Epyc Milan-X já possuem 768 MB de L3 graças ao V-Cache 3D. No provável Epyc 9684X, espera-se que 768 MB dos 1.152 MB de L3 sejam baseados nessa tecnologia. Além disso, o processador pode ter um TDP entre 360 e 400 W e suporte para memórias DDR5.
Fontes: Olrak (Twitter) via VideoCardZ
Deixe seu comentário