AMD está sem estoque e não pode substituir unidades da RX 7900 com problema de superaquecimento

A RX 7900 em sua versão de referência entrou diretamente para o hall das maiores lambanças da história das placas de vídeo. Além de uma falha de projeto, representada pela baixa quantidade de líquido do resfriamento da câmara de vapor, ocasionando temperaturas elevadas (podendo chegar a 110ºC), a AMD, e seus parceiros, não estavam contando que o problema fosse tão significativo a ponto de não conseguir atender a demanda de substituições dessas VGAs.

Segundo o Igors Labs, citando o e-mail que a AMD enviou para alguns usuários, a companhia admite que o tempo de espera para a substituição da placa será estendido, podendo ultrapassar duas semanas. A empresa também admite que ainda não sabe precisamente quando o estoque será reposto para que a troca possa ser realizada. O resumo é o seguinte: a AMD não tem placas suficientes para atender a todas as solicitações de troca.

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Além de solicitar uma nova placa, o cliente que se sentir lesado também pode solicitar o reembolso, opção que é mais factível, considerando esse problema de momento com o estoque. Abaixo um trecho do e-mail que a AMD está enviando aos clientes:

“É importante que você saiba que atualmente não podemos trocar sua placa gráfica, pois não temos estoque disponível em nossos depósitos. Podemos iniciar o processo assim que o estoque foi renovado. Mas atualmente não temos uma data estimada de reabastecimento. Se preferir um reembolso, podemos iniciar o processo imediatamente e enviar-lhe a etiqueta para nos enviar a placa gráfica. Se desejar aguardar um RMA, por favor Providencie a seguinte informação:

– Temperatura máxima e temperatura atual da GPU
– Quanto tempo leva para atingir essa temperatura?
– Qual aplicativo (jogo/benchmark/teste de estresse) você estava usando quando notou o aumento de temperatura?”

O lançamento de uma placa de vídeo envolve uma extensa cadeia de fornecedores. O modelo de referência da placa é um projeto que muitos podem achar que ele é feito pela AMD, em todos os aspectos. Entretanto, muitas empresas estão envolvidas. No caso do sistema de resfriamento, elemento central nesse problema com a RX 7900, a solução é fornecida pela chinesa Asia Vital Componentes (AVC), líder em soluções térmicas.  Além de câmaras de vapor, a empresa também fornece heat sinks, fans, cooler para processador e placa de vídeo, soluções térmicas para notebooks, entre outras coisas.

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Houve aqui então uma falha conjunta entre os processos de gerenciamento e controle de qualidade da AVC quanto da AMD, que permitiu que este produto fosse colocado no mercado como uma deficiência que pode comprometer diretamente o tempo de vida útil do produto, já que o funcionamento, a médio e longo prazos, em temperaturas tão elevadas pode encurtar o tempo do pleno funcionamento do equipamento.

Esse não é a primeira vez que a AVC se coloca numa polêmica com seus produtos. Como relembra o Igor Labs, a empresa também forneceu bombas para watercoolers com defeito para placas de vídeo Waterforce da Gigabyte. A AMD é uma parceira de longa data da AVC.

Este post de 2005 comenta sobre a adoção de heatpipes nos cooler que acompanham os processadores da AMD, solução fornecida pela AVC.

O problema com a RX 7900 afeta somente o projeto de referência, que siga o esquema padrão definido pela AMD e seus fornecedores. Modelos customizados, lançados por empresas parceiras, por apostarem em sistemas de resfriamento diferentes, incluindo opções exclusivas, costumam ser mais eficientes que os modelos de referência, e essa tradição se mantém.

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A posição oficial da AMD é que o problema diz respeito a um pequeno número de unidades fabricadas e se refere exclusivamente a modelos RX 7900 que podem ter sido vendidos como placas AMD ou com logotipos dos fabricantes. No entanto, considerando a ineficiência em atender as solicitações de consumidores com problema, parece que é algo mais significativo do que a posição oficial.  Segundo fontes de bastidores, o problema afeta cerca de 10 a 20% das placas produzidas.

Além de operar em temperaturas mais elevadas, os modelos defeituosos, por tabela, também são penalizados com uma queda no desempenho, já que os clocks de operação precisam ser abaixados momentaneamente para preservar os componentes, evitando que a placa siga no talo até queimar.

A AMD reforça que segue empenhada em resolver este problema. Os clientes afetados podem entrar em contato com o suporte.

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Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
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