AMD compra a Xilinx por 35 bilhões de dólares

A AMD oficializou ontem (27) a compra da fabricante de chips Xilinx. O valor da transação foi de 35 bilhões de dólares.

Segundo a AMD, essa junção irá, eventualmente, criar a principal empresa de alta performance computacional da indústria tecnológica. Além disso, irá expandir o catálogo de produtos e clientes da empresa, pois a Xilinx é líder em vários mercados.

A transação irá imediatamente aumentar o lucro por ações, portanto, o fluxo monetário da AMD, que pretende se tornar a líder no mercado de chips de alta performance.

Segundo a CEO da empresa, Lisa Su, isso irá “definir o futuro da computação de alta performance”.

Xilinx

Como a Xilinx não é muito famosa no público geral, é necessário falar um pouco sobre essa empresa americana.

A Xilinx é a responsável pelos chipes FPGA, que são os chips programáveis utilizados em diversos produtos, como celulares e televisores.

Recentemente, a empresa desenvolveu um novo chip para o uso específico em missões espaciais e satélites, sendo o primeiro chip de 20 nm a ser usado no espaço. Além disso, é o primeiro chip que apresenta machine learning (aprendizado de máquina) em alta performance através de aceleração na inferência de redes artificiais neurais.

Xilinx
O chip espacial da Xilinx. Créditos: Divulgação

O mais incrível é que esses chips conseguem suportar altos níveis de radiação, pois possuem o revestimento de cerâmica.

A presidente da AMD afirmou que criações desse tipo são especializados da Xilinx, que criou diversas parcerias em mercados emergentes nos setores da indústria, defesa, tecnologia 5G e desenvolvimento espacial.

Segundo ela, a Xilinx se estabeleceu como uma parceira tecnológica para um grande número de empresas líderes.

No entanto, se acordo irá fracassar ou não, depende de como ambas as empresas irão trabalhar daqui para frente. Segundo Lisa Su, as duas companhias são parceiras há muitos anos e já possuem uma relação, compartilhando de uma visão parecida.

“Tanto a AMD quanto a Xilink compartilham de uma visão comum, focada na inovação e colaborando de perto com os clientes”.

Ela completou ressaltando que a visão dela e do CEO da Xilinx, Victor Peng, estão alinhadas no sentido de desenvolver tecnologias para computação de alta performance.

 

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!