Visando aumentar sua capacidade em software com auxílio de IA, a AMD anunciou a aquisição da Nod.ai. Fundada em 2013, a companhia sediada na Califórnia é especializada no desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial e aprendizado de máquina. O valor da operação não foi revelado.
“Graças ao acordo com a Nod.AI, nossa empresa será capaz de capitalizar a enorme demanda por tecnologias generativas de IA . As ferramentas Nod.AI fornecerão aos clientes da AMD ferramentas de desenvolvimento, bibliotecas exclusivas de aprendizado de máquina e modelos”, declarou Vamsi Boppana, vice-presidente sênior do Grupo de Inteligência Artificial da AMD em comunicado.
Com essa aquisição, a AMD pretende garantir saltos de desempenho para servidores e data centers, melhorando também o desempenho da linha de aceleradores Instinct e até mesmo os processadores Ryzen em aplicações relacionadas com IA. Evolução que pode impactar produtos voltados para empresas e para o consumidor final, e também tornar mais parelha a rivalidade com a NVIDIA, que há tempos se destaca no segmento.
Você também deve ler!
Conheça o Clipdrop, site poderoso para criação e edição de imagens via Inteligência Artificial
O que é inteligência artificial?
Anush Elangovan, cofundador e CEO, Nod.ai, diz que a empresa é formada por uma equipe de engenheiros focados na resolução de problemas e avançando em ritmo acelerado em uma indústria em constante mudança para desenvolver soluções para o próximo conjunto de problemas.
“Nossa jornada como empresa consolidou nosso papel como principal mantenedor e principal contribuidor de alguns dos repositórios de IA mais importantes do mundo, incluindo a tecnologia de geração de código SHARK, Torch-MLIR e OpenXLA/IREE. Ao unir forças com a AMD, levaremos esse conhecimento a uma gama mais ampla de clientes em escala global“, completa o executivo.
A AMD integrará toda a equipe da Nod.ai em sua divisão de IA, criada este ano. Até o momento, mais de 1.500 engenheiros – a grande maioria em software – estão envolvidos com essa divisão. A AMD planeja seguir expandindo sua equipe com 300 contratações adicionais este ano e outras em 2024.
Deixe seu comentário