AMD apresenta APUs Ryzen Pro 4000, voltadas para notebooks profissionais

Em janeiro, durante a CES 2020, a AMD apresentou a primeira geração de processadores para notebooks com processo e fabricação de 7nm. Essa linha ficou conhecida como Ryzen 4000, codinome Renoir. Alguns meses se passaram e agora a companhia vem com uma nova aposta para este segmento, uma versão revisada dos Renoir, a série Ryzen Pro 4000. Assim como os Ryzen 4000, o processo de fabricação dos novos chips é 7nm e se tratam de APUs, isto é, chip gráfico integrado.

O lineup é formado por 3 opções de processadores. O destaque fica por conta do Ryzen 7 Pro 4750U, com 8 núcleos e 16 threads, o dobro em relação ao principal processador da série Ryzen Pro 3000, o Ryzen Pro 3700U. A quantidade de cache também foi dobrada, de 6 MB para 12 MB, o TDP é o mesmo – 15W – e o clock de operação base foi reduzido: base de 2.3 GHz no 3700U e 1.7 GHz no Ryzen 7 Pro 4750U, em compensação o boost clock melhorou, passou de 4.0 MHz para 4.1 MHz.

70 1

Os três processadores Ryzen Pro 4000 contam com suporte à tecnologia Simultaneous Multi-Threading e o chip gráfico é uma Radeon Vega, variando de 5 a 7 unidades computacionais, dependendo do modelo. Com o refinamento do processo de fabricação e uso mais eficiente dos núcleos, a AMD garante que contribuiu consideravelmente para melhorar a autonomia dos notebooks com esses chips. A expectativa é que notebooks com esses processadores entreguem até 20 horas de autonomia.  Esses procesadores conseguem lidar com memórias DDR4-3200 e LPDDR4-4266.

A AMD divulgou alguns slides que mostram o desempenho desses novos processadores em comparação com a geração Ryzen Pro 3000 e com opções da Intel. De acordo com a AMD, o novo Ryzen PRO 4000 oferece até  29% de desempenho de thread único e 132% a mais de desempenho de multi-thread  (dados coletados com o Cinebench R20) em comparação com a série 3000, enquanto os gráficos integrados são capazes de garantir um aumento de 13% no desempenho do 3DMark Time Spy.

amd4

amd5

amd6

amd7

Assim como os demais modelos Ryzen Pro, questões importantes relacionadas a segurança estão presente nos Ryzen Pro 4000:

– AMD PRO Security – tecnologia que ajuda a proteger dados confidenciais dentro do computador através de uma abordagem em várias camadas. A tecnologia se baseia em três pontos fundamentais: um sistema capaz de habilitar as novas medidas de segurança integradas no Windows 10, uma arquitetura moderna , projetada para responder aos ataques mais recentes e o  AMD Memory Guard, que criptografa totalmente a memória para protegê-lo se o seu computador for perdido ou roubado.

– AMD PRO Manageability – simplifica o desenvolvimento, a integração e o gerenciamento nas infraestruturas existentes

– AMD PRO Business Ready – oferece às empresas 18 ou 24 meses de estabilidade e suporte ao software.

A Lenovo e HP já revelaram alguns modelos que chegam com esses novos processadores:

Os primeiros notebooks com esses processadores chegam ao mercado no segundo trimestre deste ano.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!