A AMD expandiu sua linha de placas de vídeo profissionais da série Radeon Pro com o modelo Radeon Pro WX 3200. A placa, baseada no chip gráfico Polaris 14, é direcionada para profissionais que trabalham com aplicações CAD. Esta é a placa para este segmento mais barata da gigante de Sunnyvale.
A Radeon Pro WX 3200 é equipada com 4 GB de memória GDDR5 com um barramento de 128 bits e uma largura de banda de 96 GB / s. A AMD alega poder de computação “bruto” de 1,66 TFlops – até 33% mais rápido em comparação com a geração anterior de GPU Radeon Pro, de acordo com a fabricante. A frequência de operação da GPU é de 1300 MHz e há 4x conectores Mini-DisplayPort 1.4 – suporte para quatro monitores 4K ou uma única tela 8K.
O consumo de energia da Radeon Pro WX 3200 é 50 W, o que elimina a necessidade de conectores extras para alimentação. O resfriamento é comandado por um fan de 50mm. Há também tecnologias proprietárias que garantem uma melhor eficiência energética para a VGA:
- AMD PowerTune – otimiza dinamicamente o consumo de energia e limita o consumo máximo a 50W;
- AMD ZeroCore Power – reduz significativamente o consumo de energia em modo inativo.
O design é o mesmo dos demais modelos da linha Radeon Pro, com o invólucro na cor azul, o nome da placa ao centro e o fan no canto direito.
‘Para um desempenho impecável nos aplicativos profissionais mais populares da atualidade, a Radeon ProWX 3200 é certificada pela AutoDesk, Dassault, Siemens NX e Solid Edge, Creo e muitos outros aplicativos líderes. Também fornece recursos importantes para lidar com diversos fatores, que vão desde saídas de tela até consumo de energia (…)’, diz a AMD em comunicado
O software AMD Radeon Pro para empresas suporta a Radeon Pro WX 3200 e toda a família de produtos Radeon Pro com aprimoramentos de desempenho, correções de estabilidade e recursos novos ou atualizados trimestralmente.
Preço e disponibilidade
A Radeon Pro WX 3200 custava US$ 199 e deve ser colocada à venda no terceiro trimestre deste ano (a placa estará disponível nos principais varejistas on-line, bem como em novas versões de estações de trabalho de empresas como Boxx, Dell e HP).