A AMD anunciou oficialmente seus novos processadores Ryzen Z1 e Z1 Extreme, desenvolvidos especificamente para consoles portáteis de alto desempenho. Com arquitetura Zen 4 e gráficos RDNA 3, esses chips de 4 nanômetros serão inaugurados no console portátil Asus ROG Ally, também recém-anunciado.
Leia também
Pânico: alguns Ryzen 7000 estão queimando; causa do problema pode ter sido descoberta
Rumor: Futura APU AMD Ryzen 8000 terá GPU integrada com desempenho similar à GeForce RTX 4070
Configurações dos novos processadores da AMD
O Ryzen Z1, modelo mais básico da dupla, possui seis núcleos de CPU e 12 threads, além de quatro núcleos gráficos RDNA 3, conhecidos como Compute Units. O processador também conta com 22 MB de cache.
Já o Ryzen Z1 Extreme apresenta oito núcleos de CPU, 16 threads e 12 Compute Units RDNA 3, além de 24 MB de cache. Ambos os chips têm tecnologia de fabricação da TSMC, TDP de 15-30 W e suporte a USB4 e memórias LPDDR5/LPDDR5X.
A AMD afirma que o desempenho gráfico do Ryzen Z1 é de 2,8 teraflops, enquanto o Ryzen Z1 Extreme promete alcançar impressionantes 8,6 teraflops, aproximando-se dos 10,28 teraflops do Sony PS5. Comparativamente, o Steam Deck, da Valve, possui uma performance gráfica de 1,6 teraflops.
A arquitetura RDNA 3, presente nos novos processadores da AMD, oferece diversas vantagens. Dentre elas estão a maior eficiência energética, desempenho gráfico aprimorado e melhor escalabilidade. Isso se traduz em um aumento significativo na performance dos gráficos e na capacidade de rodar jogos e aplicativos mais exigentes, mesmo em dispositivos portáteis, como é o caso do Asus ROG Ally.
Testes conduzidos pela AMD são promissores
Em termos de desempenho em jogos, a AMD apresentou resultados para os dois chips. Ambos rodaram em um “avançado protótipo” do Asus ROG Ally. Com o Ryzen Z1 Extreme, a empresa afirma que é possível ultrapassar 60 fps em games exigentes, como Red Dead Redemption 2, e mais do que dobrar essa taxa em Forza Horizon 4.
Ambos os jogos rodaram a 720p com configurações gráficas baixas, escalonados para 1080p usando a tecnologia Radeon Super Resolution da AMD. O Ryzen Z1 também apresenta bons resultados, embora com desempenho ligeiramente inferior em jogos mais exigentes.
Don Woligroski, gerente sênior de marketing técnico da AMD, aponta que o desempenho gráfico desses chips está mais relacionado à memória LPDDR5 do que ao número de Compute Units. Ele acrescenta que os chips Z1 e Z1 Extreme foram testados no modo “Turbo” do Asus ROG Ally, permitindo um TDP de até 30 W, dependendo do jogo.
Por enquanto, novos chips serão exclusivos da AMD
Embora inicialmente exclusivos para a Asus, a AMD sinaliza que os chips Ryzen Z1 e Z1 Extreme podem ser fornecidos a outros parceiros no futuro. Inclusive, eles podem até mesmo aparecer na próxima geração do Steam Deck.
Além disso, há um rumor que diz que o chip Ryzen Z1 é uma versão adaptada do processador Ryzen 7 7840U. Porém, ao ser questionada pelo The Verge, a AMD não confirmou essa informação. A empresa apenas disse que ainda não anunciou oficialmente nenhum modelo da série 7000U. Os preços e disponibilidade do Asus ROG Ally serão anunciados pela fabricante em 11 de maio.
Fonte: The Verge
Deixe seu comentário