A AMD anunciou algumas novidades interessantes suobre suas APUs, placa de vídeo para notebooks e também alguns detalhes sobre as GPUs para desktops durante um evento de análise financeira da companhia. Cofira abaixo:
- Novas APUs Carrizo
A AMD anunciou a sexta geração de APUs Carrizo voltado para dispositivos móvis, oferecendo melhor desempenho, núcleos Excavator e 40% menos energia.
Durante a apresentação a AMD fez questão de provocar a intel dizendo que as APs oferecem desempenho gráfico 40% superior em relação aos processadores Intel Core i5. Algumas novidades merecem ser destacadas dessas unidades como a tecnologia HEVC, um codec para a compressão de vídeos em 4K, além do controlador de memória compartilhada HUMA que pode manipular de uma vez tanto o CPU como o GPU.
Confira abaixo os cinco novos modelos apresentados pela AMD:
As novas APUs já contam com suporte nativo para o Windows 10 além da compatbilidade com o DirectX 12 e OpenCL 2.0, Mantle e a tecnologia de sincronização para moniotes da AMD, o FreeSync.
O design da plataforma também sofreu alterações, com a inclusão de 29% mais transistores e alcancando a marca de 3 bilhões de componentes utilizando 23% menos espaço.
- Radeon M300 para notebooks
A nova série de chips gráfico para notebooks foi anunciada pela AMD durante o evento. A Radeon M300 Series traz compatibilidade com DirectX 12, melhor eficiência energética e melhorias no uso da energia.
Além disso, será possível usar a função Dual Graphics com as APUs da série A. Esses componentes devem estar disponíveis já nas próximas semanas nos computadores portáteis da Alienware, Dell, HP, Lenovo e Toshiba.
- Radeon 300 para desktops e OEMs
Infelzimente nenhma grande informação sobre as novas placas de vídeo voltadas para desktos foi revelada. De acordo com a Lisa Su, CEO da AMD, todas as informações serão reveladas em um evento nas próximas semanas que irá acontecer em junho.
Mas para não passar em branco a AMD confirmou que que a tecnologia HBM será utilizada. Com esse recurso da memoria 3D empilhada haverá um aumento de desempenho por watt em até três vezes se comparado com o GDDR5. Além da economia de energia que será em até 50% em relação ao consumo das GPUs atuais da AMD.
Haverá suporte ao DirectX 12, poder de processamento para jogos em 4K. A grande expectativa é que as placas hig-end dessa série a R9 390 e R9 390X tragam melhorias consideráveis em relação a série passada, graças aos seus chips Fiji XTX e Pro e até 8 GiB de memória, além de um possível design de resfriamento liquido ou híbrido.
Além de comentar vagamente sobre a série 300 para desktops a AMD também anunciou os chips gráficos voltados para os OEMs, que serão utilizados pelos integradores parcerios da AMD como HP e Dell em seus computadores.
Os novos chips são:
- R9 380
- R9 370
- R9 360
Os novos chips são baseados respectivamente, nas arquiteturas Tonga Pro, Pitcairn Pro e Bonaire Pro. Todas ainda trazem memória GDDR5 e o desempenho deve ser parecido a egunda geração das R9 200.
Algns fabricantes já começaram a apresentar computadors com esses novos modelos de chips gráficos, como por exemplo a HP que anunciou o HP Envy Phoenix que traz a Radeon R9 380
HP Envy Phoenix
“Estamos animado com as recentes tecnologias de APU e GPU que iremos trazer este ano para os entusiastas de tecnologia, os jogadores e os consumidores em geral”, disse Matt Skynner, Vice-presidente corporativo e gerente geral da Unidade de Computação e Negócios Gráficos da AMD.
E ai gostou das novidades? Deixe seu comentário abaixo.
Fonte(s): AMD