Além dos chips Ryzen, que são voltados para desktop, a arquitetura Zen também será explorada pela AMD no campo das CPUs para o mundo corporativo, com o Naples. O primeiro modelo foi apresentado durante a conferência Open Compute Summit 2017. Esse processador que usa o sistema de soque duplo, conta com 32 núcleos, 64 threads, 8 canais de memória DDR4-2400 Mhz por chip, suporte para até 4 TB de memória RAM instalada. 128 linhas PCIe 3.0
Assim como nos processadores Ryzen, o Naples é baseado no processo de fabricação FinFET de 14nm, e um grande aumento de IPC (Instruções por Ciclo) também está presente. A AMD diz quem o Naples conta com 52% mais IPC que o Opteron mais recente do mercado. O Naples topo de linha é composto por oito CCX (Core Complex), o que totaliza 64 MB de cache L3, já que cada CCX é composto por 4 núcleos com 8 MB de cache L3.
Naples lado a lado com o Xeon E5-2699A V4
Durante a apresentação a AMD demonstrou o poder do Naples, exibindo um gráfico que mostra que a CPU é 2,5x mais rápida que o E5-2699A V4 em análise de ondas sísmicas:
Preço e data de disponibilidade:
A AMD irá colocar o Naples no mercado a partir da segunda metade de 2017. Informações sobre preços não foram reveladas.