Além dos processadores Ryzen de terceira geração, os Ryzen 3000, a AMD aproveitou sua conferência na Computex 2019 para revelar sua nova geração de placas de vídeo, a série que vem para substituir as RX 400/500, baseadas na microarquitetura Polaris. Trata-se das RX 5000. Construídas sob o processo de fabricação de 7nm da TSM. A microarquitetura é a RDNA (Radeon DNA), que promove uma abordagem completamente nova dos Compute Units.
De acordo com a AMD, a arquitetura RDNA oferece um desempenho 25% melhor do que a GCN na mesma frequência de clock e até 50% de melhor desempenho por watt. A arquitetura é otimizada para frequências de clock mais altas. O desempenho não é apenas melhor por causa de um IPC melhor, mas também por causa de uma arquitetura de cache completamente renovada e um pipeline de gráficos otimizado. Essa linha também se destaca por ser a primeira voltada pra o público gamer compatível com PCI-Express 4.0.
O primeiro modelo dessa linha será a RX 5700. Durante a apresentação a AMD demonstrou um comparativo entre sua nova placa contra a NVIDIA GeForce RTX 2070 no game Strange Brigade, usando a API Vulkan. A RX 5700 foi 10% mais rápida que o modelo da NVIDIA. A série RX 5000 utiliza memória GDDR6.
A arquitetura RDNA não será usada apenas para as placas de vídeo da série Radeon RX 5000, mas também para o Playstation 5. Lisa Su, CEO da AMD, indicou que o RDNA será a arquitetura gpu da AMD “para a próxima década” essa arquitetura será a base para várias gerações de GPUs.
Preço e disponibilidade
A RX 5700 chegará ao mercado em julho.