A linha de unidades de processamento acelerado da AMD foi oficialmente reabastecida com novas soluções das linhas Ryzen Pro e Athlon Pro projetadas para uso em notebooks. As APUs apresentadas pertencem à família Picasso de 12 nm e estão relacionadas aos chips Ryzen Mobile de segunda geração que foram lançados no começo do ano.
A linha de processadores móveis AMD Ryzen Pro de 2ª geração vem em três modelos: Ryzen 7 Pro 3700U, Ryzen 5 Pro 3500U e Ryzen 3 Pro 3300U. A série Athlon Pro é representada por um único modelo Athlon Pro 300U. O chip gráfico integrado varia entre o Vega 3 e 10. Confira abaixo as especificações em um slide divulgado pela AMD:
Esses novos processadores fornecem aos usuários de notebooks comerciais um desempenho eficiente de consumo de energia, recursos de segurança de última geração, bem como confiabilidade e capacidade de gerenciamento de nível de negócios, permitindo os fabricantes de PC globais melhorem uma ampla gama de sistemas de negócios, desde notebooks de alto nível até notebooks para uso diário, diz a AMD em comunicado.
De acordo com a AMD, os novos Ryzen Pro concorrem com a 8ª geração do Intel Core. A duração da bateria de notebooks baseados em novas APUs, de acordo com estimativas da gigante de Sunnyvale, chega a 12 horas.
HP e Lenovo irão apresentar em breve os primeiros notebooks com esses novos processadores.