Amazon anuncia novo recurso com IA generativa para resumir avaliações de produtos

Amazon anuncia novo recurso com IA generativa para resumir avaliações de produtos

Um dos passos básicos para quem vai fazer uma compra na internet é conferir as avaliações de clientes que já adquiriram aquele produto para saber um pouco mais o que eles acharam e se vale a pena o investimento.

Agora, a Amazon anunciou uma forma de facilitar a vida do consumidor da sua plataforma com um novo recurso baseado em uma IA generativa capaz de resumir as avaliações, assim ela fornece os pontos principais destacados pelos usuários.

Leia também:

Amazon lança oficialmente seu cartão de crédito no Brasil em parceria com Bradesco e Mastercard
Amazon pode turbinar Alexa com inteligência artificial para deixá-la mais inteligente e proativa

Resumindo os principais pontos das avaliações

A empresa anunciou a novidade ontem (14), revelando uma nova IA generativa que processa todos os textos de avaliações de produtos, já que as vezes são muitos, e consegue sintetizar as informações para destacar os pontos principais de cada comentário, como pontos positivos e negativos do produto.

O objetivo do novo recurso é justamente facilitar a vida de quem quer comprar aquele produto mas não quer ler todas as avaliações uma a uma, trazendo um pequeno texto resumido com as partes mais importantes de cada uma delas.

Amazon

Inicialmente esse novo recurso está presente em uma seleção de produtos, que embora seja ampla ainda é limitada, ou seja, ainda não está presente em todos os produtos da plataforma. O número de consumidores que podem ter acesso ao recurso também ainda está limitado, já que ele está em fase ainda de teste.

No momento a novidade só pode ser acessada pelos Estados Unidos e também apenas pelo aplicativo de celular da Amazon. Porém, a empresa deixou claro que é só porque está em fase de testes inicial, e que em breve ele vai estar presente em outros países e regiões.

“Estamos sempre testando, aprendendo e ajustando nossos modelos de IA para melhorar a experiência do cliente e, com base no feedback do cliente, podemos expandir nosso recurso de destaques de revisão para categorias e clientes adicionais nos próximos meses.”

Como funciona a nova IA generativa da Amazon?

O novo recurso com IA generativa de resumo das avaliações de produtos da Amazon consegue identificar nos comentários informações importantes como por exemplo detalhes de uso daquele produto e também como os consumidores se sentiram com a compra, se ficaram satisfeitos, felizes ou decepcionados.

Essas informações são passadas em um pequeno parágrafo, já que a ideia é que elas sejam apresentadas em resumo, que ficará localizado na página de detalhes sobre o produto no aplicativo. Essa é a seção “O que os consumidores dizem”, que traz a novidade, além de ainda apresentar tags para que o consumidor saiba mais sobre detalhes específicos do produto como se é fácil de usar, se é estável, o desempenho, entre outros.

Amazon

Ao clicar nessas tags, o consumidor terá acesso direto apenas a comentários que falam sobre o aspecto escolhido, e assim pode ver as avaliações completas sobre esses aspectos. Assim é possível filtrar os comentários que falam sobe coisas que o consumidor tem mais prioridade em saber.

Amazon também pretende impedir publicação de avaliações falsas

A empresa aproveitou o momento do anúncio da nova IA generativa para destacar que está empenhada em garantir que as avaliações dos produtos sejam verdadeiras e confiáveis para os consumidores.

Dessa forma, ela está investindo em diversos recursos para impedir a postagem de avaliações falsas (ou fake reviews), e esse combate inclui ainda o uso de aprendizado de máquina, que consegue fazer uma análise do histórico de avaliações de uma conta, relações entre elas, atividade de login e outros dados que podem ajudar na identificação de contas falsas.

Mas, além da IA e do algoritmo, a Amazon também conta com força tarefa humana, com moderadores que estão sempre analisando as avaliações e garantindo a veracidade das mesmas para trazer mais segurança para os consumidores.

Dessa forma, o novo recurso com IA generativa só levará em consideração os comentários e avaliações que foram identificados como confiáveis.

“Continuaremos a tornar mais fácil para os clientes enviar avaliações e adicionar novos tipos de conteúdo, aproveitando a IA para ajudar os clientes a ver os destaques das avaliações. Devo pedir isso, aquilo, ambos, nenhum? Contanto que as avaliações possam ajudar a tornar o caminho mais claro para nossos clientes, estamos felizes com o resultado.”

Fonte: Amazon

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X