O anúncio e lançamento do Kindle Colorsoft, também conhecido como Kindle Colorido, causou certa comoção no universo dos leitores, mas ao que tudo indica será preciso segurar um pouco as expectativas. Acontece que a Amazon anunciou um adiamento nas entregas dos modelos.
Esse adiamento tem a ver com um problema de tela que está acontecendo em diversas unidades, onde a tela fica amarelada ou aparece uma faixa amarela no canto inferior do aparelho. O adiamento fez com que as entregas que estavam programadas para envio imediato fossem postergadas para perto do Natal para os usuários nos EUA. Em alguns lugares a data se estende ainda mais, como no Reino Unido, ficando para depois do Natal.
Leia também:
Kindle colorido não sacrifica os melhores recursos do modelo padrão
Amazon anuncia sem querer nova versão do Kindle com tela colorida
Kindle colorido tem problema de amarelamento na tela
De acordo com a Amazon, o prazo de envio do Kindle Colorsoft para os EUA foi adiado em cerca de cinco a seis semanas, com previsão de entrega entre os dias 19 e 20 de dezembro. Já no Reino Unido, a situação é ainda mais frustrante para os consumidores: as datas de entrega agora variam entre 27 de dezembro e 3 de janeiro.
O Colorsoft é atualmente o Kindle com a avaliação mais baixa da linha. Os problemas relatados por clientes e especialistas giram em torno de uma tonalidade amarela indesejada na tela, aparentemente causada por vazamentos de luz LED.
De acordo com a análise, o amarelamento pode desaparecer temporariamente com uma reinicialização do dispositivo, mas acaba voltando com o tempo de uso. Esse problema visual e o preço elevado do novo Kindle colorido fez com que ele tivesse uma avaliação média de 3,5 de 5 estrelas.
Causa do problema ainda não foi revelada
O que causa essa tonalidade amarela ainda não foi oficialmente esclarecido pela Amazon. No entanto, o renomado analista de cadeia de suprimentos, Ming-Chi Kuo, acredita que o problema está relacionado ao uso de um “adesivo óptico transparente” para unir a tela E Ink no Kindle Colorsoft — um adesivo que não é usado nos modelos em preto e branco.
“Essa mudança foi implementada para melhorar as capacidades de contraste limitadas da tecnologia de e-paper colorido Kaleido da E Ink. Embora fornecedores de componentes já tenham desenvolvido algumas soluções de hardware, a Amazon parece estar inclinada a adotar uma correção baseada em software.”
A Amazon ainda não revelou uma data exata para a implementação dessa correção. Na última segunda-feira, um porta-voz da empresa reforçou a declaração anterior, dizendo: “Um pequeno número de clientes relatou uma faixa amarela na parte inferior da tela. Levamos a qualidade de nossos produtos a sério — clientes que notarem isso podem entrar em contato com nossa equipe de atendimento ao cliente para obter um reembolso ou substituição, e estamos fazendo os ajustes necessários para garantir que novos dispositivos não apresentem esse problema daqui em diante.”
Usuários relatam dificuldade em conseguir substituições
Enquanto a Amazon tenta resolver o problema, alguns clientes já estão relatando frustrações ao tentar substituir suas unidades defeituosas. Em uma postagem no Reddit, um usuário contou que o primeiro Kindle Colorsoft que recebeu apresentou o problema de amarelamento, e a unidade de substituição enviada pela Amazon estava em condições ainda piores.
Segundo ele: “Recebi meu primeiro Colorsoft com uma tonalidade amarela. Eles enviaram um substituto, mas estava ainda pior.”
Para piorar a situação, quando o cliente entrou em contato novamente com o atendimento ao cliente, foi informado de que deveria manter o dispositivo até fevereiro de 2025 e que poderia, então, solicitar um reembolso ou nova substituição.
Fonte: pcmag
Deixe seu comentário