Agora você pode pedir dicas de filmes e séries em linguagem natural para a Alexa

Agora você pode pedir dicas de filmes e séries em linguagem natural para a Alexa

A Amazon deu um grande passo na melhoria da experiência de entretenimento dos usuários ao lançar um recurso de busca com inteligência artificial para a sua plataforma Fire TV. Agora, aqueles que contam com esse serviço podem utilizar toda a flexibilidade da linguagem natural para fazer pedidos à assistente virtual Alexa, e em retorno, receber sugestões rapidamente afinadas aos seus gostos pessoais.

Imagine a conveniência de simplesmente dizer “procure séries de ficção científica sobre viagem no tempo” ou pedir especificamente por “encontre filmes de terror sul-coreanos”, e ter a Alexa processando seu pedido imediatamente.

Leia também
Homem compra RTX 4080 Super na Amazon e recebe HD e dois CDs players antigos
Amazon planeja deixar a Alexa mais inteligente, mas cobrará uma taxa mensal para isso

Conforme dados fornecidos pela Nielsen, uma realidade enfrentada por muitas pessoas é o período considerável de tempo gasto na busca por algo novo para assistir em plataformas de streaming, ultrapassando os 10 minutos em muitas ocasiões. Com a introdução da nova função da Alexa, espera-se diminuir consideravelmente esse intervalo de tempo, além de proporcionar recomendações mais precisas e alinhadas aos desejos do usuário.

Alexa vai encontrar o filme ou série que fala uma frase específica (Imagem: Divulgação/Amazon)

Não apenas isso, mas a Alexa agora tem o poder de entender pedidos bem minuciosos como “Mostre comédias sobre companheiros de casa”, abrangendo diversos gêneros cinematográficos mediante comandos do tipo “Encontre dramas médicos”.

Mesmo roteiros detalhados ou elementos específicos de uma história não são obstáculos para ela. Basta solicitar “Encontre filmes em que as pessoas são sugadas por um videogame” para comprovar sua eficácia. Até mesmo falas icônicas de grandes sucessos da cultura pop, como ao questionar “Qual série diz ‘O inverno está chegando’?” serão prontamente identificadas e respondidas pela assistente.

Tudo isso é possível graças ao uso de grandes modelos de linguagem (LLM), desenvolvidos pela própria Amazon, potencializando assim a criação de recomendações que levam em conta tanto assinaturas quanto os serviços gratuitos atrelados a cada conta na plataforma. A tecnologia promete ser não apenas robusta, mas também intuitiva e de fácil interação.

Atualmente, essa nova maneira de buscar conteúdos está disponível apenas em inglês e restrita aos Estados Unidos, compreendendo alguns dispositivos que operam com o sistema FOS6. Entretanto, a Amazon está trabalhando para expandir essa funcionalidade para todos os dispositivos Fire TV nos EUA nas próximas semanas.

Ainda permanece a expectativa de quando essa atualização alcançará outros países e idiomas. Infelizmente, não foram divulgadas informações concretas sobre a data em que usuários fora dos Estados Unidos poderão usufruir dessa mesma facilidade de busca por conteúdo via comando de voz na língua local.

Sobre o Autor

Avatar de Felipe Alencar
Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X